Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Evangelho, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias, Sacramentos, Visitas Pastorais > VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO COUTO EM VILA DA PONTE

VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO COUTO EM VILA DA PONTE

IMG_7561

“Era uma vez…” uma Paróquia plantada à beira Távora!

Por lá, os pais desejavam que os seus filhos recebessem o Sacramento do Batismo quando ainda eram crianças… e por isso, como tantos outros, também nós começamos a caminhada cristã ainda antes de sabermos dar os primeiros passos!

O tempo passou, em 2010 formamos um grupo de jovens missionários e já lá vão 6 anos repletos de momentos especiais vividos na nossa comunidade cristã. Em algumas dessas ocasiões até tínhamos recebido na nossa terra o nosso Bispo, D. António Couto, mas eis que haviam chegado dias diferentes, dias bem mais intensos, dias de Visita Pastoral.

Ficamos surpreendidos! Era a primeira vez que o nosso grupo fazia tal experiência e finalmente compreendíamos o que nos queriam dizer algumas pessoas quando nos avisavam que não se tratava de uma simples passagem rápida do nosso Pastor Diocesano, mas de uma visita sem pressas, atenta e amiga.

IMG_7679

Esta aventura missionária, começou no dia 2 de Junho! Como não podia deixar de ser, a aldeia vestiu-se de cor e de festa para acolher o Sr. Bispo. No largo da praça, a população e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia deram-lhe as boas-vindas e depois de uma caminhada pela aldeia foi tempo de realizar uma oração no Cemitério.

Já ao findar desse dia, foi a vez do nosso grupo JSF Vila da Ponte receber o nosso Bispo. Depois de uma breve acolhimento musical, procedemos à apresentação do nosso grupo paroquial, do nosso movimento, dos nossos âmbitos de ação, das nossas atividades, etc. Posto isto, alguns jovens quiseram interroga-lo. Entre questões engraçadas e dúvidas mais profundas, foi possível criar um momento de intensa ligação que viria a culminar com um tempo de oração à volta da Palavra de Deus.

IMG_7045

Na sexta-feira, dia 3, juntamente com os idosos e os doentes, rumamos até à Capela de Nossa Senhora das Necessidades. Lá, sob manto da Mãe, e ao ritmo do Coração de Jesus, celebrou-se a Eucaristia e o Sr. Bispo administrou o Sacramento da Unção dos Doentes a todos aqueles que se sentiam necessitados desse carinho de Deus. Ainda antes de descermos daquele lugar tão especial pudemos recuperar forças à volta de uma mesa farta e logo de seguida realizou-se na nossa Igreja Paroquial um encontro com os agentes pastorais das comunidades a cargo do Pe. André, no qual o Sr. Bispo, depois de agradecer, encorajou todos os presentes a continuarem o seu trabalho com ainda mais empenho.

No dia que se seguiu colocamos os pés a caminho, e com os mais de 60 jovens crismandos dessas comunidades, peregrinamos até ao Santuário da Senhora da Lapa, onde ao início da tarde, nos sentamos à sombra de um castanheiro, para escutar os ensinamentos do nosso Pastor Diocesano acerca do Sacramento da reconciliação.

A visita pastoral ficou concluída no Domingo, dia 5, com uma celebração em que 25 jovens/adultos receberam o Espírito Santo nos seus corações. Durante a homilia, D. António, referiu que nada acabava naquele momento, incentivou-os a que se inserissem em algum grupo paroquial e desafiou cada pessoa presente na assembleia a aprender com as crianças, a ficar maravilhada, a perguntar «o que é isto?», «porquê aquilo?», a não ganhar pó… mas a ajudar a escrever esta história de Deus que, depois do Crisma, não pode dar origem a um simples: “e viveram felizes para sempre. Fim”.

 

Samuel Cruz, Animador dos JSF Vila da Ponte

in Voz de Lamego, ano 86/26, n.º 4365, 31 de maio de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: