Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Jubileu da Misericórdia, Notícias > Jovens de abraçados pela misericórdia do Pai | JDJ Tarouca 2016

Jovens de abraçados pela misericórdia do Pai | JDJ Tarouca 2016

IMG_6720

No passado dia 21 de maio, sábado, teve lugar no Santuário de Santa Helena da Cruz a XXXI Jornada Diocesana da Juventude. Neste ano em que se celebra o Jubileu da Misericórdia, adotamos o lema proposto pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará nos finais de Julho na Polónia: “Bem- aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.

Ao longo de vários meses, os jovens da nossa zona pastoral de Tarouca (arciprestado do Varosa) reunimo-nos em prol deste objetivo comum e, sempre muito motivados, partilhamos ideias e procuramos aperfeiçoá-las. É verdade que nem sempre remamos para a mesma direção, no entanto, uma vez dentro da mesma barca, encontramos o rumo a seguir.

O fim-de-semana dedicado à Misericórdia começou no dia 20 de maio, sexta-feira, com a realização de uma vigília na igreja de S. Pedro de Tarouca, a qual contou com a participação de vários grupos de jovens bem como com a envolvência da comunidade. A celebração culminou com o lançamento de 14 balões luminosos, representando cada um deles uma obra de misericórdia, que durante a noite de sexta-feira iluminaram o céu. Deste modo, os jovens foram convidados a refletir sobre essas ações tão simples mas que por vezes se torna difícil colocar em prática.

O dia de sábado começou bem cedo e com muita agitação. A Jornada desenvolveu-se segundo várias etapas: o acolhimento dos vários grupos de jovens participantes, a caminhada, a Eucaristia, a tarde lúdica (repleta de momentos de animação) e a oração de envio com passagem da cruz ao grupo que se encarregará de organizar a próxima Jornada – Grupos de Jovens da zona pastoral de Cinfães. Durante a caminhada os jovens foram confrontados com várias situações do quotidiano que frequentemente simbolizam o afastamento da casa do Pai, seguindo-se momentos dedicados à reflexão e à reconciliação com Deus que sempre nos acolhe e espera por nós para nos abraçar.

Foi uma experiência única poder organizar a Jornada Diocesana da Juventude neste ano tão especial dedicado à misericórdia, que ela seja uma constante na vida de todos nós e que à semelhança do Pai sejamos capazes de perdoar e acolher os que andam afastados do seu caminho.

Ana Carolina Santos, Jovem da Zona Pastoral de Tarouca

in Voz de Lamego, ano 86/25, n.º 4364, 24 de maio de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: