Início > Eventos, Formação, Jovens > Mercado Antigo e solidariedade | Agrupamento de Escolas de Resende

Mercado Antigo e solidariedade | Agrupamento de Escolas de Resende

IMG_1363

A Escola Secundária D. Egas Moniz foi palco, no dia 6 de maio, de um “Mercado Antigo”, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Resende (AER). O evento teve por objetivo sensibilizar e envolver a comunidade em práticas de solidariedade social, nomeadamente com a dádiva e compra de produtos agrícolas para angariar verbas que possam, no futuro, resolver situações pontuais de carência dos alunos e respetivas famílias do Agrupamento.

O “Mercado Antigo”, que surge na sequência da realização da I e II Feiras de Produtos Agrícolas, nos anos letivos anteriores, pretendeu, este ano, constituir também uma viagem no tempo e no espaço, propiciando aos visitantes vivências de momentos caraterísticos de outras épocas.

Ao longo do dia decorreram workshops de folclore, cerâmica, cozinha tradicional, jogos tradicionais e mostras de artesanato ao vivo, acompanhados por representações teatrais e por momentos musicais a cargo de grupos de bombos e da orquestra e grupo de cantares do AER.

Ao fim da tarde atuaram o Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Cárquere, o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, o Rancho Folclórico de Barrô, a classe de conjunto de acordeões e concertinas da Academia de Música de Resende, o Grupo Coral de Resende e a banda “A nova” de São Cipriano, seguindo-se um jantar à moda antiga.

“Foi um dia muito importante para toda a comunidade educativa dado que por esse mercado passaram todas as crianças e alunos do Agrupamento, vestidos à moda antiga e negociando os seus produtos, procurando-se, desse modo, preservar a memória da nossa comunidade e reforçar os laços identitários dos mais novos”, referiu o Diretor do AER, Manuel Tuna.

“A envolvência de todo o pessoal docente e não docente e a colaboração inestimável dos pais e encarregados de educação, que ao longo do dia se deslocaram em número de várias centenas à Escola Secundária, permitiu uma grande dinâmica e sucesso na realização do evento”, concluiu.

 in Voz de Lamego, ano 86/24, n.º 4363, 17 de maio de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: