Movimento da Mensagem de Fátima: Peregrinos a pé a caminho de Fátima
Nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de maio, os caminhos da Diocese de Lamego, enchem-se de algumas centenas de peregrinos, que caminham a pé até ao Santuário de Fátima. O Movimento da Mensagem de Fátima, dando continuidade ao seu trabalho de apostolado com as peregrinações, acolheu alguns destes peregrinos nos postos de: Lamego nas instalações da Obra Kolping; em Castro Daire na Santa Casa da Misericórdia.
Com a colaboração de grupos de voluntários, profissionais da saúde e outros, foram feitos tratamentos aos pés, distribuíram-se refeições, proporcionaram-se dormidas e outros apoios, logísticos e espirituais.
Para além destes voluntários, outras pessoas particulares e empresas que prestam o seu apoio, através de géneros alimentícios e outros serviços: em Lamego agradecemos aos Bombeiros Voluntários, aos responsáveis da Obra kolping; à Real Gastronomia: Frutas Douro Sul; às Farmácias, Parente, Santos Monteiro e Avenida, a todos eles o nosso muito obrigado.
Em Castro Daire, agradecemos aos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia, bem como aos seus colaboradores, e em especial a todo o pessoal da cozinha; aos enfermeiros da Unidade de Saúde; aos Bombeiros e a todas as pessoas que se empenharam, de Lamelas e Castro Daire , no atendimento aos peregrinos. Agradecemos igualmente aos proprietários do café, “O Celeiro e Forno da Serra”, que nos ofereceram todo o pão necessário para alimentar os peregrinos. É um trabalho de apostolado que proporciona a quem o executa, uma enorme felicidade e satisfação interior. Com um misto de sacrifício e alegria estampado nos rostos, os peregrinos vão passando nestes postos, que não tendo estruturas de excelência, têm o carinho e o aconchego de pessoas dispostas a ajudar, para que o caminho se torne menos penoso.
Que Nossa Senhora a todos encha de graças e bênçãos do Céu.
O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 86/23, n.º 4362, 10 de maio de 2016