Início > Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias, Oração, Vocações > Encontro do Pré Seminário: 6 a 8 de maio no Seminário Maior

Encontro do Pré Seminário: 6 a 8 de maio no Seminário Maior

IMG_6247

Nos passados dias 6, 7 e 8 de Maio, teve lugar no Seminário Maior de Lamego o terceiro e último encontro do pré-seminário da diocese de Lamego, onde se reuniram 8 jovens, 6 seminaristas do Seminário Menor de Resende e 2 jovens pré-seminaristas. O encontro teve início ás 18h30 com a celebração da Eucaristia e das vésperas. Seguiu-se o jantar, e depois houve um tempo livre até ás 21h, hora em que rezaram o terço. No fim do terço houve uma reunião entre os pré-seminaristas, os seminaristas e a equipa formadora, onde, num ambiente informal, se discutiu acerca da caminhada vocacional de cada um dos presentes, visando perceber as diferentes maneiras que Deus tem de nos chamar. No sábado, o dia começou com a celebração da Eucaristia com laudes, ás 8h, e ficou marcado pela atividade dinamizada pelos seminaristas mais velhos, onde se refletiu acerca das características de um seminarista, de um padre e da vida no seminário. De tarde, teve lugar a oração do terço no lar [preencher com nome do lar], e a oração de vésperas com as irmãs de clausura no mosteiro de São Domingos.

 Ao longo do encontro, os seminaristas maiores também foram participando, nomeadamente na divulgação do próprio testemunho, como forma de encorajar os jovens pré-seminaristas a, como Maria, saber dizer o seu sim. Houve momentos de trabalho, de oração, de lazer, mas o verbo imperativo durante todo o encontro foi “discernir”. Porque é para isso que os pré-seminários servem: para que os os pré-seminaristas possam pensar de uma maneira mais profunda, através do contacto direto com a vida de seminário, na sua própria vocação.

No Domingo, teve também lugar o encontro com os seminaristas menores do Seminário menor de Resende, que chegaram ao seminário por volta do meio dia, e após uma visita á casa, almoçaram com os demais seminaristas (e pré-seminaristas). O dia culminou com a peregrinação entre a capela do Espírito Santo e a porta Santa da Sé de Lamego. Na capela, celebrou-se a Eucaristia, e após a passagem da porta santa, houve ainda a oportunidade de visitar os quadros que representam as 14 obras de misericórdia, na Sé de Lamego. O dia terminou com o regresso ao seminário maior, para um lanche, para depois todos se despedirem e cada um regressar á origem: os seminaristas maiores a Braga, os menores a Resende, e os pré seminaristas a suas casas.

Adriano Pereira, in Voz de Lamego, ano 86/23, n.º 4362, 10 de maio de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: