Início > Ano Pastoral, Arciprestados, D. António Couto, Eventos, Igreja, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto a Tabosa da Cunha

Visita Pastoral de D. António Couto a Tabosa da Cunha

 

DSC_0032

Dia 26 de Abril (Terça-Feira)

Nesta tarde solarenga de Abril e em tons de verdadeira primavera, Tabosa da Cunha acolheu a presença do pastor supremo da diocese, D. António Couto. Junto ao Centro Lúdico foi-se  juntando um bom grupo de pessoas que aguardava ansiosa a sua chegada.Quando a viatura que o transportava estacionou e o senhor bispo apareceu, ouviu-se uma efusiva salva de palmas e o estalar dos foguetes. Todas as pessoas presentes foram cumprimentadas pessoalmente com delicadeza e afeto. Seguiu-se depois a visita aos doentes: Srª Alcina, Sr. Agostinho e Srª Maria. Para com todos eles o prelado teve palavras de carinho e de esperança. Por fim, também receberam o sacramento da santa unção. Caminhando em direção à igreja, passamos pela capela de São Silvestre e pelo cemitério, onde se fez uma celebração da Palavra pelos fiéis defuntos. No regresso ao Centro Lúdico, espaço bem adequado para um encontro informal com a população, ainda houve tempo para admiramos a beleza da igreja paroquial e o significado que ela representa para toda a comunidade, e para bebermos na fonte de Santo António, padroeiro da Tabosa.

Já no centro de convívio e lazer, D. António respondeu a diversas questões colocadas pelos presentes relativas à sua vocação religiosa e missão episcopal. Aos jovens que no próximo domingo vão ser confirmados na fé, exortou-os a serem teimosos, desenvergonhados e audazes no anúncio de Cristo. Este primeiro dia de contacto com a população encerrou com um lanche muito saboroso que também ajudou a estreitar os laços da amizade e da comunhão.

DSC_0029

EM TONS DE PRIMAVERA

(domingo, dia 1 de maio):

Tabosa da Cunha vestiu-se de gala e associou-se à natureza florida deste pequeno vale encantado para receber a visita do pastor da diocese, D. António Couto. A receção foi preparada no largo de Santo António com uma linda passadeira de flores que nos indicava o caminho da igreja. À chegada houve flores, palmas e foguetes. No inicio da celebração o pároco saudou todos os presentes e deu as boas-vindas ao antístite e ao seu acompanhante, P.e João Carlos, Pró-Vigário geral. “À imagem de Jesus Cristo, bom e belo pastor, ele vem encher de paz e alegria os nossos corações, vem despertar-nos para a missão de baptizados; vem confirmar-nos na fé e animar-nos na caridade, vem estimular a nossa esperança”, disse. Toda a cerimónia decorreu com muita dignidade. Dez adolescentes e jovens (oito da paróquia de Tabosa da Cunha, um da Cunha e outro da Ponte do Abade) receberam o sacramento da confirmação que os habilita a serem testemunhas de Jesus Cristo como lhes recordou o prelado.

No ofertório solene foram recordados os dons do Espírito Santo nos diversos objetos levados ao altar. O grupo coral, constituído quase só por jovens da Cunha e da Ponte do Abade, entoaram Cânticos muito alegres e ritmados dando mais beleza à celebração.

O gesto que emocionou a assembleia, por se tratar do dia mãe, foi a oferta de uma flor às mães dos crismados. Também a D. Josefa, mostrou os seus dotes de poetiza e brindou-nos com um poema da sua autoria expressando a gratidão da comunidade pela presença do sr.bispo e também fazendo referência aos confirmados e aos pais. No final mais uma vez o pároco tomou a palavra para dizer que “uma visita pastoral é sempre um momento de graça e uma oportunidade para avaliar a dinâmica pastoral de uma comunidade. Na pessoa do sr. D. António, foi Deus que nos visitou e nos encheu de carícias e de ternura. Todos lhe estamos muito gratos”. Fez também votos que esta visita nos tenha sacudido e acordado para a missão, para uma vivência da fé arejada, comprometida e generosa. Aos que foram ungidos pelos Espírito, deu-lhes os parabéns e disse que eles são motivo de esperança.


Pe. Aniceto Morgado, in Voz de Lamego, ano 86/22, n.º 4361, 3 de maio de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: