ASEL – Encontro Nacional – 30 de abril de 2016
No passado sábado, dia 30 de abril, ocorreu o encontro nacional dos associados da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego. Desta vez, tal como previsto e amplamente divulgado, os antigos seminaristas reuniram no Seminário Maior de Lamego e no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Tudo se iniciou com a receção dos aselistas, alguns que vinham pela primeira vez, outros que já não vinham há algum tempo e outros que usualmente participam.
Terminada a assembleia-geral estatutária, tendo em vista a apresentação da atividade da associação e a apresentação e aprovação de contas, e onde o presidente da direção lançou o repto a todos os participantes de que, no próximo ano, cada um dos presentes deverá trazer um novo elemento, seguiu-se um beberete, com géneros oferecidos gentilmente pelo E. Leclerc de Lamego, momento de partilha e convívio fraterno, permitindo a recordação de momentos marcantes da passagem pelos seminários diocesanos.
Depois, foi a partida para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde assistimos à Santa Missa, celebrada pelo nosso bispo diocesano, D. António Couto, e concelebrada por D. Jacinto Botelho e por cinco sacerdotes, acolitados por um coro diligentemente dirigido pelo nosso presidente da direção, Luís de Matos.
O almoço decorreu ao ar livre, excelentemente servido por Carlos Trindade, de Resende, que nos mimoseou com iguarias regionais, acompanhadas pela produção vinícola do aselista José João Pina. Durante a tarde, em convívio amigável e cúmplice, recordámos agradavelmente circunstâncias relevantes da nossa vida de seminaristas, ouvindo ainda a música e as canções da Afontuna, composta por alunos e professores do Externato D. Afonso Henriques, Resende, e da jovem Paula Ferreira, que já nos tinha brindado, na Eucaristia, com uma belíssima interpretação vocal da “Ave-Maria” de Gounod, aquando da tradicional deposição de um ramo de flores junto de Nossa Senhora, evocando a figura de Maria como a mãe de todos e representante de todas as mães. Cabe aqui uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Lamego, que nos cedeu um pequeno palco e um técnico de som para assegurar que tudo funcionaria devidamente, assim como às Caves da Raposeira e aos Fumeiros Porfírio.
Foi ainda feita uma homenagem aos aselistas com 50 e 25 anos de inscrição nos seminários, através da entrega de um diploma alusivo, tendo um aselista que veio pela primeira vez a oportunidade de dar conta da sua satisfação por estar entre nós, tendo-se comprometido a continuar esta viagem e a tentar trazer os seus colegas de seminário.
No próximo ano, 2017, o encontro será em Resende, no dia 29 de abril. Todos foram informados de que, além do “blogue” que a ASEL dinamiza, criou-se uma página na rede social Facebook, para que a nossa atividade possa chegar mais longe e contribua para um sentimento de proximidade maior entre todos os que passaram pelas nossas casas de formação sacerdotal, tendo em vista também o fomento da inscrição de antigos alunos, pois torna-se imprescindível conseguir o maior envolvimento possível de antigos seminaristas para a dinamização da ASEL.
P’la Direção da ASEL
Paulo Pereira Guedes, in Voz de Lamego, ano 86/22, n.º 4361, 3 de maio de 2016
—
HINO DA ASEL (Letra e música do aselista J. A. Pereira Pinto. Maio de 2012)
1 – ASEL Mais que um nome,
É família unida
Por valores eternos
Que dão sentido à vida.
«Aspirai ao alto»
De S. Paulo a exortação
Cedo foi gravada
Bem fundo em nosso coração.
2 – Isso te devemos,
Maternal abrigo
E te agradecemos
Ó seminário amigo.
Aceita o tributo
Da perene gratidão
Tu que nos congregas
À grande luz do amor cristão.
Tu que nos congregas
À grande luz do amor cristão.