Início > Eventos, Notícias > I Semana da Saúde do Centro Social Paroquial de Lamosa

I Semana da Saúde do Centro Social Paroquial de Lamosa

lamosa1

Alegria! A palavra que melhor pode exprimir a I Semana da Saúde, organizada pelo Centro Social Paroquial de Lamosa. Uma semana inteiramente destinada à Atividade Física e à Saúde, com a participação da população sénior do Concelho de Sernancelhe.

A Organização Mundial de Saúde define saúde, como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades. Foi sobre esta definição que assentou todo o planeamento e realização das atividades ao longo da semana.

Para se dar um lamiré da planificação desta semana, na Segunda feira foi realizado um torneio de “Bóccia Senior”, com a participação e colaboração do CSPLamosa, do CSPCarregal e do CSPFerreirim. Durante a manha de Terça feira e Quinta feira, tivemos a agradável visita de uma turma da Escola Profissional de Sernancelhe, que tanta vida acrescentou à nossa instituição.

Na Quinta feira, dia 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, que precede o dia mundial da atividade física, anualmente celebrado no dia 6, realizou-se a atividade “Caminhar convida”. Com uma logística mais exigente, devido à participação de vários Centros Lúdicos do Concelho, que trouxeram até nós cerca de 90 pessoas. O percurso era, em jeito de peddy paper, marcado por várias paragens, que colocariam à prova todos os participantes. No término da caminhada os elogios eram muitos e, até o sol, que tão envergonhado esteve durante as ultimas semanas, engalanou-se para tornar este dia ainda mais feliz.

A semana findou com a presença já habitual do professor Francisco, que cativou os utentes com alguns exercícios. Pela tarde o Padre Tiago Cardoso, Presidente da Instituição, celebrou uma missa, seguindo-se, uma simulação da caminhada do dia anterior com os utentes que não puderam participar.

Instituições como a nossa, têm de fomentar o Envelhecimento Ativo, que é definido pela OMS como um processo de otimização das oportunidades para a Saúde, Participação e Segurança, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Temos de enfrentar a biomedicalização do envelhecimento, pois a velhice, contrariamente ao que muitos estereótipos idadistas querem rotular, não é nenhuma doença. É nossa obrigação lutar para que os cidadãos mais velhos tenham as mesma oportunidades e sejam valorizados por tudo o que fizeram e representam ainda hoje, pois um dia seremos nós, mais novos, a estar no lugar deles. Urge ter em conta, através de um exercício de reflexão metafórica que, “não honrar a velhice é demolir, de manhã, a casa onde vamos dormir à noite”.

Um agradecimento especial a todas as entidades envolvidas nesta semana, destacando, evidentemente, os nossos colaboradores, que tão afincadamente idealizaram e “levantaram” este evento com o único propósito de fazer as pessoas mais felizes. Foram eles que saíram desta semana mais valorizados, tal como o património material e imaterial de Lamosa e essencialmente o nosso tão amado Centro Social e Paroquial de Lamosa.

Prometemos para o ano a realização da II Semana da Saúde, que com certeza, será ainda melhor.

 

Direcção Técnica, in Voz de Lamego, ano 86/22, n.º 4360, 26 de abril de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: