Início > Educação, Eventos, Formação, Jovens > Um encontro de saberes e de cultura! Polónia

Um encontro de saberes e de cultura! Polónia

polónia

A abertura a outras realidades europeias e o incremento dos contactos com outras pessoas e culturas, permitem, além do desenvolvimento de conhecimentos, a predisposição para a mudança, no sentido da melhoria. A referida abertura tem vindo a acontecer através do diálogo cultural e da cooperação entre pessoas e instituições pertencentes a diferentes sistemas educativos, deixando antever que é possível trabalhar no âmbito de um contexto marcado pela diversidade.

A consciência cívica constrói-se através do desenvolvimento de atitudes e de comportamentos modelados por valores consensualmente aceites, como a democracia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito pelo próximo. São atitudes/valores que estão na base da desejável cidadania activa. Todos estes pressupostos estiveram subjacentes à realização de um intercâmbio escolar europeu entre o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego e o Gymnazium nº 1 de Blonie – Polónia.

Durante uma semana, o Gymnazium nº 1 de Blonie organizou um conjunto de atividades dentro e fora das suas instalações, conseguindo envolver, além dos alunos e professores da escola, as famílias e outras entidades do meio. O programa da receção aos parceiros portugueses contou com uma receção oficial na sala nobre da Câmara Municipal de Blonie, participação em aulas de alunos e de professores, lecionação de aulas a alunos polacos pelos docentes do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (de várias disciplinas, mas em língua inglesa) competições desportivas, convívio com toda a comunidade educativa dessa cidade, visitas de estudo a Cracóvia, Auschwitz e Varsóvia (cidade, museus de Frédéric Chopin e Marie Curie, Centro de Ciência Copérnico, entre outros), um encontro com o representante do Instituto Camões em Varsóvia, culminando com uma breve visita a alguns espaços da Universidade da capital da Polónia.

Esta partilha de experiências estimulou a relação com outra comunidade, ajudou os alunos a conhecerem uma nova cultura, criou oportunidades de vivenciar uma mescla de culturas e saberes, ao mesmo tempo que estimulou o diálogo intercultural. Este intercâmbio possibilitou uma maior abertura ao que é diferente, estimulou a aprendizagem do inglês, dado que os alunos tiveram uma motivação acrescida para investir nesta língua, crucial para todos os jovens que pretendem inserir-se no mundo do trabalho ou mesmo da vida académica.

Para o êxito deste projeto contámos com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Lamego, na pessoa do senhor Presidente da Câmara, engenheiro Francisco Lopes, pela disponibilidade do transporte entre Lamego-Porto-Lamego, e ao senhor Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AELC, senhor Enfermeiro Luís Monteiro, que desenvolveu todos os esforços na preparação e organização deste intercâmbio.

Viajar, conhecer e interagir são aspetos fulcrais para a compreensão do mundo!

Isilda Lourenço Afonso, Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

in Voz de Lamego, ano 86/22, n.º 4359, 19 de abril de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: