Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo > Quaresma e Páscoa na Paróquia de Almacave

Quaresma e Páscoa na Paróquia de Almacave

12920473_1119556074750953_3593399620525762177_n

O percurso Quaresmal estabelecido para a Paróquia de Almacave para este ano de 2016, em resposta ao apelo do Papa Francisco levou à meditação sobre a Misericórdia de Deus, que terminou no Tríduo de S. José, vivido nos dias 17 a 19 de Março, com uma participação efetiva dos paroquianos que se sentiram impelidos à vivência do sentido de Comunidade.

O Domingo de Ramos teve o seu inicio na Igreja da Chagas e com a participação de crianças e adultos seguiu em procissão para a Igreja de Almacave onde decorreu a Eucaristia.

Iniciou-se depois a Semana Santa, que culminou com a Celebração da Ceia do Senhor, em Quinta Feira Santa, com o Lava-Pés, e a decoração da Capela do Santíssimo, dedicada à Misericórdia, expressa no episódio do Filho Pródigo, levou à criação do espaço de reflexão, que levou a que inúmeros fiéis se juntassem para ali estar em oração. A Procissão das Sete Bandeiras que percorreu as diversas Igrejas onde se localizam os Santos Sepulcros, também por ali passou acompanhada de centenas de pessoas.

Na Sexta-feira Santa fez-se memória da vivência da Paixão do Senhor, através da Adoração da Cruz na Igreja Paroquial, seguida da Procissão do Enterro do Senhor, uma das tradições vividas com enorme devoção na nossa cidade, com organização da Santa Casa da Misericórdia que há mais de 4 séculos dedica todo o seu empenho a esta cerimónia, a par da Procissão das Sete Bandeiras, que levam a que inúmeros cristãos se interessem na participação nas mesmas.

Já o Sábado Santo, sentido no silêncio da Igreja, lembrando a Morte de Jesus e em preparação para a Vigília, levou a que todos aqueles que trabalham no invisível das nossas Igrejas, preparassem diligentemente decorações, alfaias e todo o necessário para a grande noite da Cerimónia da Vigília, que teve a graça de ver na nossa paróquia a celebração de cinco baptismos, sendo um deles de uma jovem já adulta que assim, assumiu a sua fé cristã.

Da cerimónia do lume novo, onde se acenderam todos os cirios das diversas Igrejas e capelas da nossa Paróquia, à Benção da Agua, tudo foi uma vivência de um ritual que nos preparou para o grande dia da Páscoa do Senhor.

Foi este dia iniciado com a Procissão do Anúncio da Ressurreição que percorreu alguns espaços da Paróquia com a alegria da vivência de uma Esperança renovada, que se concluiu na Eucaristia.

Manda a tradição que antes da saída dos diversos participantes nos giros, seja reforçada a refeição matinal, para que se aguentem no longo percurso que têm pela frente e, lá seguiram todos em direção ao repasto que a todos animou.

O primeiro passo sempre é dado na direção ao Paço Episcopal, onde o Senhor Bispo de Lamego, D. António do Couto recebeu todos os participantes na Visita Pascal, lhes deu a habitual palavra de incentivo e a bênção inicial, para que fizessem o Anúncio com alegria junto de todos os Cristãos, neste Ano da Misericórdia.

Como a Paróquia de Almacave, (estendendo-se ainda para Souto Covo) se encontra cada vez mais alargada geograficamente, os Giros dos  Compassos são já 27, todos eles acompanhados por 5/6 pessoas, o que leva já à participação de um elevado número de paroquianos, a que se juntam os Jocistas e o Grupo de Jovens de Almacave, os representantes dos Movimentos, inúmeras crianças e os sacerdotes para que seja coberto todo o espaço territorial.

E assim, a Alegria da Esperança renovada de confiança no Senhor Ressuscitado continua a fazer movimentar largas dezenas de paroquianos, ano após ano, integrando já alguns grupos três gerações, de avós, filhos a netos, numa transmissão da Tradição desta Igreja que acredita em Jesus Cristo e se torna Mensageira perante os outros.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 86/19, n.º 4356, 29 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: