Início > Eventos, Notícias > Igreja das Chagas reabre | Concerto da Semana Santa

Igreja das Chagas reabre | Concerto da Semana Santa

ChagasII_Filarmonica_Magueija2016

Um grande êxito cultural e de público! Volvidos quase dois anos desde o dia em que a Igreja do Convento das Chagas encerrou as suas portas para a realização de trabalhos de restauro, este monumento datado do século XVI reabriu para acolher o “Concerto da Semana Santa” que a Misericórdia de Lamego ofereceu aos lamecenses com o objetivo de celebrar a reabilitação que valorizou um dos monumentos religiosos mais emblemáticos da região. A convite desta instituição, o público ocupou todos os lugares disponíveis, associando-se a esta efeméride assinalada com a realização de um concerto de música sacra pela Filarmónica de Magueija.

Fundada por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, em 1599, a intervenção que incidiu na Igreja das Chagas abrangeu a recuperação da estrutura de madeira que cobre o edifício e de todo o recheio artístico interior, nomeadamente as esculturas dos santos, a talha dourada dos altares e o mobiliário eclesiástico. Antes desta intervenção, registava-se a ocorrência de muitas infiltrações e a entrada de humidade.

Com o apoio de fundos comunitários, os trabalhos de restauro tiveram o cuidado de conservar as características arquitetónicas originais do edifício e preservar o seu valioso espólio. “Que melhor maneira de marcar a abertura desta bela Igreja, do que com música?!”, questionou António Marques Luís, Provedor da Misericórdia, enaltecendo o apoio da Câmara Municipal de Lamego e da Direção Regional de Cultura do Norte “para hoje podermos voltar a admirar este património”.

Tendo como cenário o belo altar-mor desta igreja secular, a Filarmónica de Magueija executou ao longo de 90 minutos peças sacras de reputados compositores: Bach, Häendel, Albinoni, Barber, Erickson, entre outros. Sob a direção do maestro Gualberto Rocha, os músicos arrancaram no final muitos aplausos e elogios pelas suas interpretações.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é um importante parceiro institucional da edição deste ano das celebrações da Semana Santa, um dos momentos de grande vivência comunitária da cidade e de dinâmica cultural.

Santa Casa da Misericórdia de Lamego

in Voz de Lamego, ano 86/19, n.º 4356, 29 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: