Início > Ano Pastoral, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jubileu da Misericórdia > Valdigem vive Semana da Misericórdia

Valdigem vive Semana da Misericórdia

valdigem Misericórdia 2016 074

PARÓQUIA DE S. MARTINHO  DE VALDIGEM VIVE SEMANA DA MISERICÓRDIA

De 6 a 13 de Março decorreu na paróquia de S. Martinho – Valdigem – a Semana da Misericórdia.

Sob o lema «Chamados à Misericórdia e ao Perdão» foram várias as iniciativas que procuraram envolver as pessoas no acolhimento da misericórdia de Deus como alicerce seguro da misericórdia que somos chamados a viver uns com os outros.

Na preocupação de ir ao encontro de todos, diversificam-se os espaços e as oportunidades de encontro para reflexão e oração. Assim, nos primeiros três dias as pessoas foram convidadas a reunir-se em algumas casas (quatro) situadas em lugares próximos das pessoas de modo a facilitar a participação. As pessoas reuniram durante três dias, à noite, para oração e reflexão, com a presença do Santíssimo Sacramento.

Aproveitou-se esta ocasião para que os Ministros Extraordinários da Comunhão iniciassem as suas funções na paróquia. Com a ajuda de Animadores dos Grupos, conduziam o tempo de oração/reflexão. No final distribuíam a Sagrada Comunhão pelos doentes e idosos. Em dois desses encontros os temas abordados foram a misericórdia e o perdão. No outro, com a presença do pároco, foram prestados esclarecimentos sobre as indulgências e o sacramento da reconciliação.

Estes encontros deixaram marcas muito positivas, abrindo o apetite para continuar com iniciativas semelhantes. Se todos mostraram abertura a novos encontros de grupos houve mesmo quem decidisse juntar-se de vez em quando para oração.

A tarde do dia 10 foi especialmente dedicada aos idosos. Houve tempo de adoração ao Santíssimo, na Capela das Brolhas, (capela particular, mas facilmente acessível aos idosos) com espaço para o sacramento da reconciliação e celebração da eucaristia.

No dia 11 (sexta feira) pelas 15.00, começaram as Quarenta Horas já habituais, integrando momentos de oração e especial atenção à Palavra de Deus, com a ajuda do P. José Miguel, da equipa formadora do Seminário de Resende, que se encarregou da pregação. Continuando com o iniciado o ano passado, de sábado para domingo, houve lausperene. Foram várias as pessoas e grupos que se foram revezando, ao longo da noite, garantindo uma presença contínua em adoração ao SS.

A semana terminou no domingo dia 13. De manhã houve a celebração da eucaristia, naturalmente festiva. De tarde, pelas 16.00 foi a peregrinação à Sé de Lamego entrando pela “Porta Santa”. Depois de um momento de oração, houve a oportunidade de visualizar os quadros das obras de misericórdia, no coro da Catedral e de fazer uma visita ao Museu Diocesano.

Esta semana calou fundo no coração de muita gente. Sentiu-se a Deus de um modo diferente, mais familiar, mais próximo; sentiram-se as pessoas mais amigas; sentiu-se a fé mais esclarecida e com mais gosto. E ficou uma certeza: vale a pena e é possível percorrer caminhos de evangelização abertos a todos.

Pe. José Melo, in Voz de Lamego, ano 86/17, n.º 4354, 15 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: