CÁRITAS DE LAMEGO: Testemunhar o serviço ao próximo

12795303_1300724719954282_6385678145147250345_n

A Cáritas Diocesana de Lamego, nestas últimas semanas, viveu dois grandes momentos. O primeiro ocorreu durante a Semana Nacional Cáritas, mais concretamente, no pretérito dia 23 de Fevereiro, com um momento de reflexão sobre um dos projetos que é muito querido para nós: “ + Próximo”. A apresentação do projeto teve lugar no salão paroquial de Almacave e foi dinamizado pelo Dr. Pedro Salgueiro e pela Irmã Teresa, que pertencem à Cáritas Portuguesa. O objetivo central do programa é dar prioridade à Animação Social da Igreja, levando a que haja um grupo sócio caritativo organizado em cada paróquia e que possa levar a quem precisa, uma palavra amiga, uma orientação, mais do que a terapêutica curativa e mero assistencialismo, dando assim consistência ao que é exortado por Bento XVI: “que a atividade caritativa da Igreja mantenha todo o seu esplendor e não se dissolva na organização assistencial comum, tornando-se uma simples variante da mesma.”.

Um outro momento teve a ver com a organização do Simpósio, a 9 de Março, em parceria com a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Lamego e subordinado ao tema “Entre Muros e Miragens: Ser Refugiado”. Importa salientar que dada a pertinência do tema, os vários conferencistas abordaram-no com acuidade e saber, propiciando momentos de reflexão, esclarecimento e debate, numa altura em que continuamos a assistir à chegada de imensos refugiados às costas da Europa.

Na sessão de abertura foi assinado um protocolo entre a Cáritas Diocesana de Lamego, a ESTGL e a Cáritas Portuguesa, que visa atribuir um prémio, com a publicação da melhor Tese de Mestrado dos cursos das áreas sociais, à instituição de ensino que fez a respetiva parceria. O prémio terá a designação de “Prémio Maria Adriana Augusta Lima”, importante vulto da cidade de Lamego, a qual dedicou toda a sua vida às causas familiares e sociais, de modo particular às crianças e à juventude.

Já no encerramento do Simpósio, o reverendíssimo Senhor Bispo, D. António Couto congratulou-se com o tema escolhido e alertou os presentes para o novo paradigma que hoje nos é interpelado, o de vivermos lado a lado, no respeito pela diferença e de colaboração direta entre todos.

A Direção da Cáritas Diocesana de Lamego

Isabel Duarte Mirandela da Costa,

in Voz de Lamego, ano 86/17, n.º 4354, 15 de março de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: