Pré-Seminário no Seminário Maior de Lamego | 20 e 21 de fevereiro
Nos passados dias 20 e 21 de fevereiro, realizou-se em Lamego um encontro do Pré-Seminário no Seminário Maior de Lamego, dirigido pelo Excelentíssimo Padre Vasco Pedrinho com a colaboração de João Pereira do 2.º ano de Teologia. Participando Adriano Pereira e Marcelo Moutinho. Sendo um fim-de-semana de reflexão, convivo e animação.
Iniciou-se no dia 20, pelas 10h00 da manhã, onde ocorreu o acolhimento e distribuição dos quartos, seguindo-se de uma reunião que contou com a presença inicial do Reitor do Seminário, Padre Joaquim Dionísio, onde demonstrou acolhimento, abertura das portas desta casa e votos de um futuro da nossa parte em ingressão no Seminário. Seguindo-se de uma breve reflexão sobre duas passagens da bíblia (Jo 1, 35-42 e Lc 5, 1-11), sobre o chamamento, o convite a entrar na barca do Senhor e com Ele navegar, mesmo que por vezes em aguas tenebrosas, caminhos estreitos, mas com fé inabalável com São Pedro. Seguindo-se depois o almoço ao meio dia e meio, contando com a presença de alguns Presbíteros e seminaristas. Durante a tarde visualizou-se um filme intitulado “Deus Não Está Morto” seguindo-se uma breve reflexão sobre o mesmo. Em seguida deu-se um encontro individual com o Senhor Padre Vasco Pedrinho, e preparação para a Via Sacra organizada pelos Pré-seminaristas e o João Pereira do 2.º ano. Depois da realização da mesma, houve o Jantar e finalizando a noite Rezamos Completas e fomos a uma Oração de Taizé, na Paroquia de Santa Maria Maior de Almacave organizada pelo grupo de Jovens, na qual está em pastoral, o seminarista Diogo Martinho, do 4.º ano.
No dia 21, iniciamos o dia com missa na Sé Catedral, presidida pelo Senhor Padre Vasco. No final fomos fazer uma visita as Irmãs Dominicanas de clausura.
Finalizando com o almoço e uma visita ao lar das Freiras de São Camilo, para congratular o Monsenhor Germano Lopes pelos seus 95 anos de idade realizados no passado dia 20 de fevereiro.
Dando-se por finalizado o fim-de-semana de pré-seminário, com energias renovadas, reflexões realizadas e ensinamentos para o futuro.
António Marcelo Mateus Moutinho, in Voz de Lamego, ano 86/14, n.º 4351, 23 de fevereiro de 2016
É caso para dizer: Glória a Deus, por este Padre santo e tão bom irmão. Fui seu sacristão durante alguns anos. Para mim foi sempre um modelo, e muito amigo. Sei que continua a ser meu amigo, agora junto de Deus.Obrigado, Pe. Germano, também em nome dos meus! Deus. Digo com S. Francisco: “Louvado sejas, Meu Senhor, pela irmã morte corporal. Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal”. Fr. Isidro Lamelas
GostarGostar
É caso para dizer: Glória a Deus, por este Padre santo e tão bom irmão. Fui seu sacristão durante alguns anos. Para mim foi sempre um modelo, e muito amigo. Sei que continua a ser meu amigo, agora junto de Deus.Obrigado, Pe. Germano, também em nome dos meus! . Digo com S. Francisco: “Louvado sejas, Meu Senhor, pela irmã morte corporal. Bem-aventurados aqueles que cumpriram a tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal”. Fr. Isidro Lamelas
GostarGostar