Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Sacerdotes > COMUNICADO DO CONSELHO DE PRESBÍTEROS

COMUNICADO DO CONSELHO DE PRESBÍTEROS

table-round-people-meeting-knowledge

Os membros do Conselho de Presbíteros da Diocese de Lamego reuniram, no passado dia doze de fevereiro, na Casa de São José, sob a presidência do senhor Bispo D. António Couto.

A reunião começou com a oração da Hora Intermédia. Depois, o senhor Bispo fez uma introdução aos trabalhos, estruturada em três pontos: de saudação aos presentes, sublinhando a representatividade de todos em relação ao todo do clero e dos leigos, para refletirem sobre as realidades da Diocese e para serem mensageiros de comunhão entre os cristãos que estão perto ou mais distantes, mas todos à espera do testemunho da Palavra de Deus, servida com abundância, por palavras e por obras; de exortação, para que se vença a tentação do comodismo, de modo a sermos uma Igreja missionária, aberta e disponível para ir ao encontro dos irmãos que se afastaram do nosso convívio; de proposta, em ordem à criação de uma estrutura ou centro de dinamização pastoral que receba, forme e envie agentes pastorais das nossas comunidades paroquiais.

Depois das formalidades próprias destas reuniões, passou-se à recolha de sugestões sobre o tema, a periodicidade e as modalidades da formação contínua do Clero Diocesano, alargando-se este ponto à auscultação de propostas de formação dos agentes de ação pastoral. Momento enriquecido pelas muitas indicações que foram dadas, e que serão trabalhadas, no futuro, para a criação de formatos que respondam às necessidades e anseios de sacerdotes e leigos.

Seguiu-se um tempo de partilha de experiências de âmbito arciprestal e paroquial sobre a vivência do Ano Santo da Misericórdia e propostas de dinâmicas pastorais a implementar a nível da Diocese, de Arciprestado e de Zonas Pastorais. Os representantes dos arciprestados deram a conhecer as atividades e iniciativas já realizadas ou em programa de futuro, havendo ainda a partilha livre de experiências concretizadas ou projetadas a nível paroquial. Aqui, dar eco ao apelo do Diretor do Jornal Voz de Lamego para que se divulgue, neste órgão de comunicação diocesano, as realizações do Ano da Misericórdia que se vão concretizando em todos os espaços e tempos de intervenção pastoral.

Por último, falou-se do património imobiliário da Diocese. Fez-se como que uma radiografia de cada um dos imóveis, o ponto de situação do que está a acontecer em cada uma destas realidades, a sua finalidade, as funções e o papel que têm nas estruturas materiais e pastorais da Diocese. Surgiram algumas posições, umas mais solidificadas outras em estudo, em ordem a dinamizar ou a repensar a ocupação e utilização desses bens.

O senhor Bispo encerrou os trabalhos, dirigindo uma palavra de agradecimento a todos, pela presença e compromisso pastoral.

Secretariado do Conselho de Presbíteros,

 in Voz de Lamego, ano 86/13, n.º 4350, 16 de fevereiro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: