Somos o Povo de Deus | Festa da Catequese
A noção de Igreja como sendo o conjunto dos Filhos de Deus é uma noção pouco presente na nossa mente; só assim se justifica o pouco cuidado que muitos de nós tem em cuidar e acarinhar a “nossa Igreja”, estando presente, colaborando, sendo assíduo ás celebrações, etc. Como se a Igreja fosse responsabilidade de “outros” e meu apenas o usufruto (quando me conviesse, claro).
Desde o início da catequese a ideia de Povo de Deus formado por todos os cristãos, todos irmãos e iguais aos olhos do Senhor é gradualmente incutida nas crianças ; todos diferentes, cada um com as suas virtudes, as suas manias, os seus defeitos, as seus características , mas assim feitos por Deus e desse modo devendo ser aceites como são pelos irmãos, com carinho, tolerância, união, amor e entreajuda.
É este Povo que se aceita e acolhe o Outro, que se une para orar na Casa de Deus, que forma a Igreja.
A Casa de Deus, o edifício, é muito bonito, propenso á reflexão e á oração, mas é apenas uma igreja (propositadamente com minúscula); é um símbolo, não é o essencial. O essencial é quem a preenche, és tu, sou eu, somos todos os enchemos os seus bancos, os que prendem o olhar no altar, os que elevam as suas preces ao Senhor.
É este conceito que os meninos e meninas do 5º ano festejaram este domingo, assumindo o compromisso de serem Igreja com toda a comunidade, e, num gesto simbólico, colocando a sua fotografia numa representação gráfica de uma igreja como prova da sua vontade de estar presente na vida paroquial, junto dos seus irmãos.
Testemunhado por pais e familiares e por toda a comunidade presente, deram exemplo a muitos que talvez possam repensar o seu empenhamento e reforçaram a vontade de quem já participa.
As crianças da catequese foram a assistência mais entusiasmada, mais curiosa e mais participativa, prova de que sentem como seu qualquer evento protagonizado pelos seus colegas e têm já a noção de Família em Cristo.
É esta unidade a base da Igreja que estamos a construir todos os dias.
IM, in Voz de Lamego, ano 86/10, n.º 4347, 26 de janeiro de 2016