Início > Ano Pastoral, D. António Couto, , Igreja, Jesus Cristo, Notícias, Uncategorized, Visitas Pastorais > Visita Pastoral à Paróquia de São Martinho de Segões

Visita Pastoral à Paróquia de São Martinho de Segões

Visita-Segões1Nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, o sr. Bispo Dom António Couto,  iniciou a sua Visita Pastoral à paróquia de São Martinho de Segões. A Visita Pastoral é sempre um acontecimento de grande importância para a comunidade cristã. É uma visita em que o bispo, enquanto Pastor da Igreja particular, conhece, convive, dialoga, vê, ouve, recebe e partilha a sua palavra, e especialmente o Evangelho com todos os fiéis.

No final da tarde de sexta-feira, dia 8, o senhor bispo visitou as instalações da Junta de Freguesia de Segões juntamente com as respetivas autoridades civis.

Na manhã do dia seguinte, num encontro com os crismandos e padrinhos podemos anotar as primeiras impressões positivas pela facilidade e simplicidade com que dialogávamos. . Nesse encontro foi explicado que é o Sacramento da Confirmação que aperfeiçoa a graça batismal, ou seja, torna-a mais madura e plenamente desenvolvida, um traço que não pode ser apagado, algo único e que embora não possamos ver ou até mesmo tocar, é algo que todos podemos sentir dentro do nosso coração. Entre curiosidades, respostas e sorrisos, seguiu-se uma visita às instalações da Associação Recreativa e Cultural de Segões que findou num almoço e convívio com toda a comunidade. Já durante a tarde, na Igreja Paroquial de Segões e ao som de muita chuva, o bispo Dom António aqueceu os corações com as suas sábias e meigas palavras a todos os que participaram num encontro de formação sobre o ano da Misericórdia.

No Domingo, dia 10, o vento soprava com intensidade, lembrava-nos a vinda do Espírito Santo (Atos. 2, 2), o dia começou com a celebração da Eucaristia e com a administração do Sacramento da Confirmação para a qual os nove crismandos tanto se prepararam e dedicaram. Após a Eucaristia seguiu-se um almoço com os crismandos e seus familiares,  foi de sorriso nos lábios e com um sentimento de concretização pessoal que acabou mais uma etapa e se iniciou outra.

De coração cheio, queremos agradecer primeiramente a Deus, por todos os dons que nos concede, e em particular, por esta visita do nosso bispo Dom António, que com toda a sua dedicação, humildade, atenção, simplicidade e alegria deixou um pouco de si e levou um pouco de nós.

Joana Santos, in Voz de Lamego, ano 86/09, n.º 4346, 19 de janeiro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: