NATAL EM MISSÃO | Almacave Jovem
Este ano o grupo Almacave Jovem decidiu comemorar o seu Natal de uma forma ainda mais preenchida do que os anos anteriores. Não havia melhor forma de inaugurar esta semana natalícia com o grande Sarau Cultural no passado sábado, que já vai na sua II edição, e que contou com a participação e empenho de diversos talentos do grupo Almacave Jovem. Com o tema “Histórias da nossa História”, o sarau desenrolou-se de acordo com a história do Almacave Jovem, apresentando ao público as diversas formas que este grupo já teve, as suas diferentes atividades, os seus diferentes elementos, mas sempre com as mesmas motivações e os mesmos propósitos. Começando com a dança, passando pela música, o teatro, a comédia, terminamos o Sarau com um pequeno momento de Oração que nos uniu ainda mais ao público. Um dos momentos mais altos da noite foi a homenagem que prestamos ao nosso grande amigo Manuel João que já não está entre nós, entre lágrimas e boas lembranças, recordamos atentamente as palavras que ele sempre nos transmitia, “Vivemos para sermos felizes”.
Este Sarau iniciou assim uma semana de grande atividade no grupo. Comemorando a solidariedade, a fraternidade e a misericórdia. No dia 21 estaremos presentes numa reflexão com o tema “Na senda do Ano da Misericórdia” no Convento das Irmãs Dominicanas, já a nossa tarde vai ser passada na Associação “Portas p’rá vida”, sabemos que é urgente criar laços e dar-nos mais às pessoas e foi isso que nos levou a planear esta atividade. Os dias 22 e 23 vão ser dedicados aos doentes da nossa paróquia. As nossas visitas são frequentes mas o nosso sentido de Missão deve, primeiramente, começar pelos nossos doentes, e esta época é a perfeita para consolidar este espírito. Na véspera de Natal, o nosso dia vai ser dedicado aos doentes que estão hospitalizados, escolhemos sempre este dia porque achamos que devemos levar sorrisos e esperança a quem passa uma noite tao bonita como a de Natal de forma tão debilitada. Já depois do Natal, a nossa missão continua, mas também temos momentos lúdicos entre nós e de grande partilha. No dia 21 fazemos a nossa típica Ceia de Grupo, e ainda no dia 28 uma Caminhada Natalícia. Por fim, no dia 31 celebramos a eucarística com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lamego.
É com grande responsabilidade que devemos encarar esta semana de Natal em Missão, porque além de “sal na Terra”, nós queremos ser luz porque, como diz o Papa Francisco, “Um Natal sem luz não é Natal. Que exista a luz na alma, no coração; que exista o perdão aos outros; que não existam inimizades, que são trevas. Que exista a luz de Jesus, tão bela.”
Grupo Almacave Jovem, in Voz de Lamego, ano 85/55, n.º 4343, 22 de dezembro