Início > Eventos, Falecimento, Igreja, Oração, Sacerdotes > Falecimento de Monsenhor José do Nascimento Gomes | 1924 – 2015

Falecimento de Monsenhor José do Nascimento Gomes | 1924 – 2015

12308554_1019811421409793_4479646942643468118_n

Monsenhor José do Nascimento Gomes nasceu na freguesia de Penela da Beira no dia 26 de março de 1924, onde recebeu o sacramento do batismo e a instrução primária. Frequentou os seminários diocesanos de Resende e Lamego, sendo ordenado sacerdote a 22 de agosto de 1948, pelo bispo de Lamego, D. Ernesto Sena de Oliveira.

Iniciou a sua vida como pároco nas paróquias da Prova e do Aveloso do concelho de Mêda, onde esteve 3 anos.

No ano de 1951, o bispo D. João da Silva Campos Neves pede-lhe para assumir o múnus pastoral da Paróquia de Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, com a difícil missão de construir uma nova residência paroquial para o pároco.

No ano de 1961 no dia 1 de outubro, o mesmo bispo D. João da Silva Campos Neves, pede-lhe novamente que assuma a responsabilidade pastoral da paróquia de São João da Pesqueira, num momento difícil que a paróquia passava. Confia-lhe também a responsabilidade que exerceu durante quase 50 anos de ser o arcipreste da zona pastoral de São João da Pesqueira.

No dia 17 de agosto 2009 o Papa Bento XVI concedeu-lhe o título de Monsenhor, pelos méritos da sua ação pastoral ao longo de 61 anos.

Em setembro de 2010, a seu pedido, é dispensado da paroquialidade de São João da Pesqueira, pelo bispo D. Jacinto Botelho.

Passa os últimos anos da sua vida alternando a sua estadia na sua terra natal, Penela da Beira e cidade de Almada, junto dos seus familiares.

Enquanto pároco, foi também professor de música e assumiu sempre que necessário temporariamente a paroquialidade de várias paróquias do concelho de São João da Pesqueira.

A 19 de abril de 1973 foi nomeado pároco de Vale de Figueira a Velha por 3 anos e a 4 de janeiro de 1978 foi nomeado pároco de Vilarouco, assumindo também durante algum tempo a paroquialidade de Valongo dos Azeites.

Deus chamou-o para junto de si no dia 10 de Dezembro de 2015.

Rezemos pela sua alma, para que o Senhor lhe dê o descanso eterno.

Nota sobre as celebrações exequiais:

Sexta-feira: chegada do corpo a São João da Pesqueira, pelas 21h00, seguindo-se a celebração da Eucaristia (de corpo presente) na Igreja matriz de São João da Pesqueira.

Seguirá depois para Penela da Beira, para a Igreja Matriz, onde ficará em câmara ardente.

Sábado: pelas 9h00, Eucaristia (de corpo presente), na Igreja matriz de Penela da Beira.

Pelas 11h00 Missa Exequial presidida pelo bispo da Diocese de Lamego; D. António Couto.

Seguir-se-á o funeral.

O Presbitério de Lamego, sob o pastoreio de D. António Couto, solidariza-se na amizade e na oração com a Família de Monsenhor José Gomes e com as comunidades e pessoas que serviu.

Pe. Luciano Moreira

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: