Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias, Visitas Pastorais > Vista Pastoral de D. António Couto em Sever

Vista Pastoral de D. António Couto em Sever

12339195_1655093151431685_7690868319037434393_o

Ao aproximar-se o dia solene da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padroeira da nossa paróquia, quis sua excelência reverendíssima, sr. D. António Couto, visitar-nos como pastor. Sim, não foi como médico ou simplesmente como quem veio dar um recado. Foi sim como pastor que veio para estar e nos trouxe “notícias de Deus”.

Nos três dias que esteve entre nós, o sr. Bispo teve a oportunidade de estar com muitas pessoas e de lhes falar.  Começou por administrar o sacramento da ternura de Deus, a Santa Unção, aos doentes da nossa paróquia, que passam agora os seus dias em casa. A proximidade e o carinho de Deus pelos seus filhos mais fragilizados tornavam-se patente em cada encontro.

Ainda no primeiro dia da visita o senhor Bispo foi recebido no Centro de Bem Estar e Repouso, instituição de erecção canónica, onde foi servido um almoço com os representantes das associações e entidades, o Centro Social e Cultural, a junta e a assembleia de freguesia e o sr. Presidente da câmara, representado o município. Neste almoço estiveram os idosos utentes do Centro das suas diversas respostas sociais.

No final da refeição pode o senhor bispo visitar a empresa “Blocoviga” e passear pelos extensos pomares de Sever, sendo depois recebido na junta de freguesia e visitado o Centro Social e Cultural, onde funciona o ATL e o prolongamento escolar, respostas sociais do Centro de Bem Estar e Repouso da Paróquia(CBERPS), na área da infância.

Regressados ao CBERPS celebramos a Eucaristia, presidida pelo senhor Dom António, com administração da Santa Unção a utentes, colaboradores e demais presentes que quiseram receber o sacramento. Depois da celebração visitamos um armazém de batatas em Arcas e ainda o “ex libris” a capela de Nossa Senhora das Seixas.

O dia terminava com um momento de encontro com as “forças vivas” da paróquia que apresentaram as actividades que vão fazendo e também os seus anseios e angústias. À comunidade o senhor Bispo deixou pistas e caminhos para percorrer, nomeadamente no que se refere à criação de grupos de formação, de evangelização/missão e ainda de caridade.

No segundo dia da visita, sábado, foi a vez da Granjinha receber o seu pastor e escutar a sua palavra. Já de tarde e depois de ter estado com as crianças e adolescentes da catequese, o senhor bispo presidiu à eucaristia vespertina na capela de Nossa Senhora da Apresentação, em Arcas. Houve ainda tempo para um encontro com os jovens crismandos.

No domingo, recebemos o nosso prelado na Capela da Sagrada Família e daí, processionalmente, nos encaminhamos para a Igreja onde foi celebrada a Eucaristia e administrado o sacramento da confirmação. Na homilia o senhor bispo desafiou os jovens a encontrar o seu lugar na comunidade e a nunca o deixar vazio, pedindo também à assembleia litúrgica para que faça sempre ver àqueles que não celebram a sua fé, que fazem falta, sendo por isso destinatários da nossa missão. Bela oportunidade para escutar e estar com o nosso pastor, e como povo de Deus celebrar o amor que ele nos dispensa. Agradecemos ao sr. D. António Couto a sua visita, o seu estar connosco, as suas palavras que nos entusiasmaram, os seus silêncios de compreensão e o seu sorriso motivador.

Jorge Gomes, in Voz de Lamego, ano 85/54, n.º 4341, 8 de dezembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: