Encontro do Pré Seminário

pre-sem

No passado fim de semana, nos dias 21 e 22 de Novembro, realizou-se no Seminário Maior de Lamego e primeiro encontro do Pré-Seminário deste ano letivo.

Tivemos a alegria de acolher e reunir sete jovens provenientes de várias paróquias da nossa Diocese, cinco dos quais frequentam o Seminário Menor de Resende e dois vieram diretamente de suas casas. Chegaram ao Seminário cheios de entusiasmo e esperança, alguns deles acompanhados pelos seus pais e outros, pelos formadores do Seminário Menor.

O encontro foi marcado por vários momentos de reflexão sobre o tema da vocação sacerdotal, partindo do tema da Semana dos Seminários: Olhou-os com Misericórdia. Visualizaram-se alguns pequenos filmes com testemunhos de vida de alguns sacerdotes e jovens que sentiram o chamamento à vida sacerdotal.  Apelou-se a um sério, consciente e necessário discernimento vocacional, convidando cada qual a colocar-se inteiramente nas mãos de Deus e a confiar-se à sua proposta.

Houve também espaço e tempo para convívio e partilha com os seminaristas do Seminário Maior, com a apresentação e testemunho vocacional de cada um, em que se falou da experiência do Seminário Maior Interdiocesano de São José – Braga. À noite os rapazes participaram numa vigília de oração na igreja paroquial de Almacave, segundo o modelo de “Oração Taizé”.

No Domingo, às 8h30, celebrámos a Eucaristia no Mosteiro das Irmãs Dominicanas de clausura, juntamente com outros fiéis que habitualmente ali participam na celebração eucarística, que muito felizes ficaram por verem um grupo de rapazes tão simpático e disponível, dando uma boa ajuda nos cânticos da celebração. Presidiu o sr. Reitor do Seminário Maior, Padre Joaquim Dionísio e  concelebraram, o sr. Pró-Vigário Geral e o responsável pelo Pré-Seminário do Seminário Maior. Acolitou o João Pereira, seminarista do 2º ano de Teologia.

Depois do almoço e do café houve a oportunidade de visitar o lar das “Filhas de São Camilo”, onde conversámos com dois sacerdotes da nossa Diocese, Monsenhor Germano e Padre Domingos.

Regressaram alguns ao Seminário de Resende, logo a seguir e outros a suas casas. Todos se despediram com a vontade de regressar e de percorrer o caminho que Deus lhes indica. Certos que disponíveis estarão sempre para fazer a Sua vontade e responder aos seus apelos. O próximo encontro do Pré-Seminário do Seminário Maior será nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016.

Padre Vasco Oliveira Pedrinho, Formador no Seminário Maior de Lamego

in Voz de Lamego, ano 85/52, n.º 4339, 24 de novembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: