Início > Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Notícias > CANTAR A VIDA | Apresentação do Livro de D. Manuel Martins

CANTAR A VIDA | Apresentação do Livro de D. Manuel Martins

IMG_4380

Mesmo sem cantar, esse foi o título dado a um livro que nos apresenta algumas das homilias que o Senhor D. Manuel Martins foi proclamando para os seus diocesanos em Setúbal, Diocese onde foi o primeiro Bispo, e Setúbal a única Diocese de que ele foi titular.

«Homilias de um Bispo de todos e para todos», embora enquadradas no ambiente dessa Diocese, e que ele pastoreou como o seu primeiro «rebanho». Diversas circunstâncias, postas em relevo no dia 12 de Novembro corrente, no Salão Paroquial de Almacave, na sessão em que esteve presente o Senhor D. Jacinto, em nome do nosso Bispo, ausente noutros trabalhos pastorais.

A edição do volume foi coordenada pelo Pe. Marco Luís, com origens na nossa Diocese, mas cuja vocação foi marcada pelos encontros com o Senhor D. Manuel, enquanto estudante no Porto; e para a Diocese de Setúbal se haveria de ordenar sacerdote, onde continua, agora como Pároco de Almada.

Para a apresentação esteve também um membro das Filhas de São Paulo, (Paulinas Editora) pela casa editora, e cuja família religiosa herdou do Beato Tiago Alberione a missão de «viver e comunicar».

Depois de saudar os presentes, falou do trabalho feito na edição do livro, que passou por várias dificuldades inerentes ao estado do material, guardado por vezes em folhas soltas e estragadas pelo tempo.

No uso a palavra seguiu-se o Pe. Marco Luís, que falou da relação do Senhor D. Manuel com a Diocese de Lamego, mesmo sendo do Porto; assim se fez a opção de o livro ser apresentado, também em Lamego. Falando do Senhor D. Manuel, disse do fundamento do seu coração e da sua vida de espiritualidade, a par de um profundo humanismo, que o fazia estar atento aos pormenores da vida, com delicadeza e muita proximidade, ao mesmo tempo que se notabilizava como homem de profunda e corajosa esperança.

O Senhor D. Manuel agradeceu a presença de D. Jacinto, nele saudando D. António Couto e todos os presentes; do livro disse que era «um livro com história», uma vez que se destina a comemorar os quarenta anos da Diocese de Setúbal, a sua Ordenação Episcopal, revelando a maneira como foi recebido em Setúbal e dando conta de uma orientação seguida: «fazer do mundo a continuação do altar». Falou também do modo como Lamego recebeu um seminarista, que viria de Setúbal para estudar e ser ordenado sacerdote, como era seu desejo; e um outro também aqui estudou e se ordenou, partindo para Setúbal, onde exerce o sacerdócio.

O Senhor D. Jacinto encerrou a sessão e afirmou que «o livro nos deixa com o coração enriquecido», ao mostrar-nos o testemunho de vida do Senhor D. Manuel». Este havia de receber dois ramos de flores, levados pelas mãos dos sobrinhos do Pe. Marco Luís.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos e um momento de convívio, à volta de umas mesas recheadas com produtos lamecenses, que foram agradecidos às Casas produtoras ou revendedoras pelas organizadoras.

De realçar o grande número de livros adquiridos no local e por venda directa da Paulinas Editora.

Pe. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 85/51, n.º 4338, 17 de novembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: