Início > Evangelho, Formação, Igreja, Jesus Cristo, Testemunho > Semana dos Seminários 2015: testemunho vocacional

Semana dos Seminários 2015: testemunho vocacional

Testemunho Vocacional Vitor Carreira II

Ainda hoje me questiono acerca do porquê de ter ido para o Seminário. Certamente que haveriam pessoas com maiores qualidades que as minhas. Porquê ser eu o escolhido? É certo que Deus não chama os melhores, mas sim os que Ele precisa.

Tudo começou no ano de 2004 com uma conversa que tive com o meu pároco, Pe. José Filipe Ribeiro. No final da Eucaristia Dominical, este lançou-me um convite para ir passar um fim-de-semana ao Seminário de Resende. Nesta altura tinha eu 10 anos e nunca ninguém me tinha falado do Seminário. Desta forma, deixei o meu pároco sem resposta.

Quando cheguei a casa questionei a minha mãe acerca do Seminário. Então ela referiu que era uma casa onde viviam rapazes da minha idade e que no fundo faziam tudo o que eu fazia na minha família. Claro, com algumas particularidades, tais como momentos de oração comunitários, responsabilidades a nível escolar, nos trabalhos da quinta e eram aqueles que se preparavam para um dia serem sacerdotes, se esta fosse a vontade de Deus.

Aceitei o desafio. Depois de comunicar a minha decisão ao meu pároco dirigi-me ao Seminário menor de Resende para o primeiro encontro de pré-Seminário. Depois de lá estar não queria mais nada para a minha vida a não ser ir viver para o Seminário. Queria ser um rapaz como todos aqueles que lá viviam.

Depois de ter ido ao Seminário mais dois fins-de-semana, matriculei-me no 7.º ano e no dia 19 de setembro de 2005 entrei no Seminário.

Como era de imaginar, os primeiros tempos são sempre bastante difíceis, sobretudo devido à separação da família e amigos, mas sempre tive como lema a expressão que está na parede da capela do Seminário de Resende: “Vem e Segue-Me”(Mt.5, 27). Este chamamento que Jesus fez aos seus discípulos continua hoje a fazê-lo a todos nós e a mim particularmente fez-me caminhar com mais confiança ao longo destes anos todos.

Apesar de terem surgido algumas dificuldades, com a ajuda da equipa formadora doSeminário, dos amigos, e sempre com a ajuda e proteção de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira desse Seminário, ultrapassei tudo. Com o passar do tempo fui percebendo que o Seminário era como que uma família para mim. E assim passaram 7 anos.

O final do 12ºano foi muito marcado por algumas dúvidas. Muitas vezes me questionava: E agora? Que vou eu fazer? Mas de uma coisa tinha a certeza: sempre tive a ideia de continuar a estudar. Então com o passar do tempo senti algo a chamar-me de novo, que me fez tomar uma decisão. Depois de 2 encontros de pré-Seminário, no dia 26 de setembro de 2011 entrei para o Seminário Maior de Lamego para o 1ºano do curso de Teologia.

Neste momento estou no 5.º ano, a terminar o meu percurso no Seminário Maior Interdiocesano de São José, em Braga. Ao olhar para estes 11 anos que passaram “vejo-me obrigado” a agradecer. Agradecer a todos aqueles que confiaram em mim: aos meus párocos (Pe. José Filipe Ribeiro, Pe. Leontino Alves e Cón. José Manuel Melo) que me acompanharam ao longo de todo este percurso, às equipas formadoras de ambos os Seminários e sobretudo à minha família e amigos que nunca deixaram que me faltasse alguma coisa.

Deixo ainda uma palavra para todos os jovens que possivelmente venham a ler este texto: não tenhais medo de seguir Jesus Cristo. Sede fiéis a vós mesmos. E por que não experimentar passar um fim-de-semana no Seminário? Os discípulos também não conheciam Jesus e no entanto seguiram-n’O. Que todos saibamos em cada dia renovar o nosso “SIM”, tal como Maria, e também responder ao convite que Jesus fez aos seus discípulos e que ainda hoje faz a todos nós: “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens” (Mt. 4, 19).

Vítor Teixeira Carreira, V ano, in Voz de Lamego, ano 85/50, n.º 4337, 10 de novembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

