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Seminário interdiocesano: “SER DISCÍPULOS PARA SER SERVOS”

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O Seminário Maior Interdiocesano de São José, formado por seminaristas das Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, foi inaugurado oficialmente em Outubro de 2013. Por essa altura foi elaborado o Projecto Formativoe, com ele, surgiu a proposta do lema: Ser discípulos para ser servos.Olhando, em retrospectiva, para os dois anos de caminho feito e, em perspectiva, para o caminho que há a fazer, apraz-me dizerque não escolhemos este lema. De certa forma, fomos escolhidos por ele. Porque somos chamados por Deus a configurar-nos a Cristo que “não veio para ser servido mas para servir e dar a vida” (Mc 10,45).

É comum dizer-se que o primeiro seminário foi formado pelos doze apóstolos com Jesus. Na verdade, durante a vida pública, Jesus dedicou muito do seu tempo a formar os apóstolos. Eles viveram com o Senhor, aprenderam com as suas palavras e as suas acções. O ‘primeiro seminário’ não foi uma escola ou um edifício construído para os colocar à parte da sociedade,mas a vida diária de comunhão com Ele. As ‘aulas’ do Mestre não tinham horário nem lugar específico: podiam acontecer nomonte ou na planície, numa casa de família ounuma sinagoga,nas ruas das aldeias e cidades.

Jesus “fez doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar” (Mc 3,14). Antes de os enviar mandou-os estar. A sequência não deixa dúvidas e mostra um Mestre sem pressa, mesmo sabendo que há muitas paróquias sem Missa! E o seminário corresponde a essa etapa intermédia e indispensável (“estar com Ele”), depois do chamamento e antes do envio. Antes de falar de Deus, é preciso ouvi-l’Oe falar com Ele. Permanecer antes de ir. Aprender antes de ensinar. Ser antes de fazer.Se o Mestre veio para servir, o discípulo não veio senão para aprender a servir e para ser enviado como servo. O seminário é o nosso monte e a nossa planície, a nossa casa e sinagoga, a rua onde se cruzam vidas e histórias, onde se encontram o Mestre do serviço e o aprendiz de servo, onde nos sabemos “discípulos para ser servos”.

O Filho de Deus que veio para servir e dar a vida,fez de toda a sua existência um serviço e da sua morte uma entrega por amor. É significativo que os evangelistas,para penetrar no mistério da morte do Filho de Deus, se tenham servido de um personagem descrito pelo profeta Isaías como o “Servo de Jahveh”.

Tradicionalmente (e alguma literatura portuguesa disso fez eco), uma ideia associada com os seminários era aquela de lugares de disciplina. Curiosamente, a etimologia latina mostra que discípulo e disciplina têm raiz comum. Mas o Evangelho e a vida mostram que só a disciplina não faz o discípulo, muito menos um discípulo chamado a ser o servo de todos. A falta de sintonia dos doze com o modo de pensar de Jesus, por um lado, e um certo estilo de vida clerical e burguês, por outro, alertam-nos que sem mudança de mentalidade, sem conversão, um padre continua a pensar e a viver como os grandes deste mundo.

Só depois da Páscoa a mentalidade dos discípulos mudou definitivamente. Para fazer de padre, a disciplina e a formação do seminário bastam (e uma roupa escura ajuda). Para ser padre, não. Para ser padre à maneira de Cristo Servo, é preciso passar pela páscoa. Tem de se morrer primeiro. É preciso morrer e ressuscitar. Para que do seminário saiamhomens novos, revestidos da novidade de Jesus e do Evangelho, dispostos a servir e a dar a vida.

Pe. Paulo Figueiró, in Voz de Lamego, ano 85/50, n.º 4337, 10 de novembro

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