SEMINÁRIO – FORMAÇÃO | Editorial Voz de Lamego | 10 de novembro
Vivemos a Semana dos Seminários (48 a 15 de novembro de 2015). A edição desta semana da Voz de Lamego dedica-lhe algumas páginas, recolhendo o testemunho de dois seminaristas maiores. Muitos outros temas, reflexões e notícias povoam o Jornal da Diocese e que procura aproximar as pessoas e as comunidades, informando e formando.
O Editorial, do Pe. Joaquim Dionísio, faz-nos refletir na temática dos seminários e das vocações:
SEMINÁRIO – FORMAÇÃO
A Semana dos Seminários marca o ritmo eclesial destes dias nas nossas comunidades cristãs. O tema proposto pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, “Olhou-os com misericórdia”, está presente nos cartazes e pagelas distribuídos e motivou também a mensagem do nosso bispo, aqui publicada na semana passada.
O Senhor olha e chama, porque ama e nos quer junto de si. Não porque sejamos imaculados, perfeitos ou melhores que outros, mas porque tem misericórdia. E todos os homens e mulheres são destinatários desse “olhar agraciador” (D. António Couto) que dá vida, evidencia um amor único e chama. E é importante tomar consciência desse olhar, porque é salutar sentir que não se está esquecido, que se existe para alguém, que se é amado.
A par do universal chamamento à vida e à santidade que a todos abrange, o Senhor olha e chama também para o serviço à Igreja, através do ministério ordenado. Nesse sentido, o Seminário existe para acolher todos quantos se deixam interpelar por esse olhar divino que convida e se disponibilizam para um caminho de formação que os prepare para serem enviados. Daqui partirão os sacerdotes para servir o Povo de Deus.
Nos nossos dias, o Seminário é mais do que uma casa que acolhe seminaristas ou sinónimo do caminho que antecede a ordenação sacerdotal: é um espaço diocesano privilegiado para a formação cristã.
Sem deixar de cumprir a missão para que nasceu, o Seminário – sendo já um espaço aberto, acessível e disponível – pode reforçar a sua centralidade no campo da formação e afirmar-se como escola de fé que sempre foi, diversificando os destinatários.
O Seminário contribui para formar os pastores de amanhã, mas tem as suas portas abertas para ajudar, hoje, à edificação da Igreja de Cristo.
in Voz de Lamego, ano 85/50, n.º 4337, 10 de novembro