Início > Editorial, Evangelho, Formação, Jesus Cristo, Jovens, Mensagem, Oração, Seminários, Vocações > SEMINÁRIO – FORMAÇÃO | Editorial Voz de Lamego | 10 de novembro

SEMINÁRIO – FORMAÇÃO | Editorial Voz de Lamego | 10 de novembro

editorialVL_10_nov

Vivemos a Semana dos Seminários (48 a 15 de novembro de 2015). A edição desta semana da Voz de Lamego dedica-lhe algumas páginas, recolhendo o testemunho de dois seminaristas maiores. Muitos outros temas, reflexões e notícias povoam o Jornal da Diocese e que procura aproximar as pessoas e as comunidades, informando e formando.

O Editorial, do Pe. Joaquim Dionísio, faz-nos refletir na temática dos seminários e das vocações:

SEMINÁRIO – FORMAÇÃO

A Semana dos Seminários marca o ritmo eclesial destes dias nas nossas comunidades cristãs. O tema proposto pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, “Olhou-os com misericórdia”, está presente nos cartazes e pagelas distribuídos e motivou também a mensagem do nosso bispo, aqui publicada na semana passada.

O Senhor olha e chama, porque ama e nos quer junto de si. Não porque sejamos imaculados, perfeitos ou melhores que outros, mas porque tem misericórdia. E todos os homens e mulheres são destinatários desse “olhar agraciador” (D. António Couto) que dá vida, evidencia um amor único e chama. E é importante tomar consciência desse olhar, porque é salutar sentir que não se está esquecido, que se existe para alguém, que se é amado.

A par do universal chamamento à vida e à santidade que a todos abrange, o Senhor olha e chama também para o serviço à Igreja, através do ministério ordenado. Nesse sentido, o Seminário existe para acolher todos quantos se deixam interpelar por esse olhar divino que convida e se disponibilizam para um caminho de formação que os prepare para serem enviados. Daqui partirão os sacerdotes para servir o Povo de Deus.

Nos nossos dias, o Seminário é mais do que uma casa que acolhe seminaristas ou sinónimo do caminho que antecede a ordenação sacerdotal: é um espaço diocesano privilegiado para a formação cristã.

Sem deixar de cumprir a missão para que nasceu, o Seminário – sendo já um espaço aberto, acessível e disponível – pode reforçar a sua centralidade no campo da formação e afirmar-se como escola de fé que sempre foi, diversificando os destinatários.

O Seminário contribui para formar os pastores de amanhã, mas tem as suas portas abertas para ajudar, hoje, à edificação da Igreja de Cristo.

in Voz de Lamego, ano 85/50, n.º 4337, 10 de novembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: