Início > D. António Couto, Deus, Igreja, Jesus Cristo, Notícias, Sacerdotes > Pe. Albano Pereira | 50 anos de sacerdote | Paróquia do Vacalar

Pe. Albano Pereira | 50 anos de sacerdote | Paróquia do Vacalar

P. Albano

Êxtase. Decorreu, pretérito 12 de Outubro na Igreja Paroquial do Vacalar as bodas de ouro sacerdotais do Padre Albano de Almeida Pereira, que foi pequena para acolher tanta gente que lhe quis prestar uma homenagem sentida de clima de amor com o seu pároco.

A referida cerimónia foi presidida pelo – D. António Couto, bispo da diocese de Lamego, coadjuvado pelo Vigário Geral e ainda por sete padres inseridos nas paróquias de Armamar, na qual foi-lhe oferecido várias lembranças. Foram dirigidos vários panegíricos. Fidelidade a Deus, à Igreja, à Paróquia, à sua missão entre os homens. Esteve toda a vereação da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, todos os elementos da Junta de Freguesia e ainda outros presidentes quiseram associaram-se a esta festa. Foi transmitida pelo Rádio de Armamar.

O Padre Albano foi último a discursar. Foi fluido e bem-humorado, na voz, na alma, que o manteve conectado com os católicos da primeira à última palavra. Houve uma interacção cheia de graça e aplausos, como quem recebe uma bênção. Notei uma certa capacidade de atracção magnética, pelas palavras, pelo olhar e pelo dinamismo que deu ao seu discurso. È dono de uma simpatia envolvente – não é em vão que tem como missão no apostolado, além da voz com aquela idade e da energia contagiante, a invejável capacidade para encher a igreja. O dom que tem nota-se na eficácia da simplicidade, do silêncio e da alegria, à mistura com muita reconciliação e misericórdia.

No fim das cerimónias religiosas houve outra cerimónia pública numa praça que ficou com o seu nome. Não podiam faltar os respectivos foguetes.

Por fim houve um lanche – convívio onde toda a gente confraternizou.

Esta homenagem teve uma iniciativa dicotomia promovida pela Junta de Freguesia de Vacalar e ainda por duas grandes figuras – “Maria Cremilde Paiva e José Cardoso Pereira,” que ajuda o seu pároco no acto religioso. São sensíveis, generosos, correctos, íntegros, sempre prontos a ajudarem. São um grande exemplo para as gerações futuras!

A população associou-se a esta festa.

Padre Albano Pereira, natural da freguesia da Panchorra – Resende

Viriato Lemos, in Voz de Lamego, ano 85/47, n.º 4334, 20 de outubro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: