Início > Ano Pastoral, Evangelho, Peregrinações, Santuários > Movimento da Mensagem de Fátima em Peregrinação Diocesana à Lapa

Movimento da Mensagem de Fátima em Peregrinação Diocesana à Lapa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No passado sábado, dia 10 de Outubro, o Movimento da Mensagem de Fátima presente na Diocese de Lamego, peregrinou até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Algumas centenas de Mensageiros de muitas paróquias, acompanhados pelas suas famílias, amigos e alguns párocos acorreram ao Santuário, testemunhando com a sua presença a  devoção à Mãe do Céu como caminho para Cristo…

Muitos aproveitaram para fazer a sua reconciliação;  alguns sacerdotes fizeram o favor de estar presentes e dsiponíveis para este serviço.

A Peregrinação teve início com a saudação a Nossa Senhora centrada no tema do ano pastoral que terminou Santificados em Cristo, encenada por um grupo de crianças, jovens e adultos  da paróquia de Ferreiros de Avões, acompanhado pelo seu Pároco.

De seguida, iniciou-se a caminhada até ao recinto, com a meditação e recitação dos mistérios gozosos (Mistérios da Alegria). Várias centenas de pessoas rezaram e mantiveram-se concentradas mesmo quando a chuva tentou aparecer. Mais uma vez, avós, filhos e netos unidos em família, estiveram presentes nesta peregrinação do mmf. Chegados ao recinto iniciou-se  a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo emérito, S.ª Ex.ª Reverendíssima D. Jacinto, acompanhado por uma dezena de sacerdotes e acolitado por seminaristas dos nossos Seminários de Lamego e Resende,  acompanhados  dos seus formadores.  Na homília, o Senhor Bispo, apelou para que os Mensageiros sejam verdadeiros  anunciadores da Mensagem através do testemunho de vida. A Mensagem de Nossa Senhora, bem  vivida, leva-nos até Jesus. Falou do Sínodo das Famílias que por estes dias está decorrer em Roma e apelou à oração pelo mesmo e pelas famílias. A família é a “Igreja doméstica”. Devemos responder ao pedido do Santo Padre, com o exemplo de uma sã vivência dentro da família a que pertencemos. E, para finalizar, pediu um propósito a cada Mensageiro: a  oração diária do terço em família oferecendo-o pela santificação  das nossas famílias.

Depois do almoço partilhado, houve um encontro com todos os Mensageiros, num dos salões do colégio. A Presidente Diocesana do MMF lembrou que em cada ano pastoral que começa  um novo desafio se apresenta. Neste ano pastoral que terminou  o tema “Santificados em Cristo”,  convidou-nos a  trabalhar mais e melhor para a nossa santificação e para a dos irmãos, com a certeza de que Deus é Pai de Misericórdia para com todos. No novo ano pastoral que já começou, um novo tema nos interpela. São as palavras de Jesus que diz: Eu vim para que tenham vida;  tema baseado na aparição de setembro de 1917… Aos Mensageiros é pedido que vivam a Mensagem na oração e no compromisso ao jeito dos pastorinhos.

Voltou-se ao Santuário para a Adoração ao Santíssimo  Sacramento,  presidida pelo Assistente Espiritual do Movimento na nossa Diocese. Com o Santuário cheio,  ouviram-se textos que nos falavam da Misericórdia de Deus e algumas reflexões retirados das Memórias da Irmã Lúcia. Partimos para os nossos ambientes habituais mais fortalecidos para enfrentar um novo ano pastoral que já decorre, experimentando verdadeiramente a ação da Misericórdia que há em Deus (Ide e fazei da minha casa, casa de oração e de misericórdia). Assim nos pede o Papa Francisco e também o nosso Bispo, no Ano Jubilar da Misericórdia.

Agradecemos muito especialmente ao grupo coral das paróquias da Gralheira e Panchorra, dirigido pelo Senhor Padre Sérgio Lemos que, com muita competência, animou a Eucaristia e a Adoração Eucarística. Um agradecimento sentido ao Sr. Padre Amorim, Reitor do Santuário, às Irmãs e restantes colaboradores por toda a disponibilidade dispensada. Que a Senhora da Lapa a todos ajude e proteja.

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 85/46, n.º 4333, 13 de outubro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: