Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Evangelho, Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias, Seminários, Vocações > Abertura solene do Seminário Interdiocesano de São José

Abertura solene do Seminário Interdiocesano de São José

braga1

O seminário que assegura a formação dos candidatos ao Sacerdócio das Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu assinalou no passado dia 8 de Outubro o arranque oficial das atividades do novo ano letivo.

Para o Reitor do Seminário, Pe. Paulo Figueiró, a principal mensagem a deixar aos membros da comunidade centra-se “na esperança e força no início de um caminho”. Embora ainda jovem, o seminário entra no seu terceiro ano de vida com a certeza de que muitas barreiras já foram ultrapassadas “é altura de continuar a crescer e a progredir na formação” como acrescenta o sacerdote.

Na opinião do Reitor “ já houve tempo suficiente para consolidar hábitos e fortalecer a própria comunidade” e à medida que os anos passam “vai desaparecendo aquela sensação que estamos fora das nossas Dioceses porque já sentimos esta casa como nossa.”

Do programa, que ocupou o dia, fez parte a celebração da Eucaristia presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego e concelebrada pelos bispos de Bragança- Miranda, Guarda e Viseu pelos reitores dos seminários diocesanos e equipa formadora.

Na homilia D. António Couto deixou as principais metas a atingir neste ano académico que agora começa e convidou a comunidade do Seminário a aprender a amar como Jesus Cristo, “que não deu a vida para salvar apenas aqueles que eram seus amigos mas para salvar todos”. D. António salientou ainda a importância de “cada um rebentar com os seus pequenos mundos” e “procurar amar o estrangeiro, aquele que não é igual nós e até mesmo aquele que está contra nós”.

Para além da Eucaristia o dia foi ainda marcado por uma reunião entre a equipa formadora, os Bispos e os Reitores dos Seminários diocesanos e por um almoço entre a comunidade e onde também esteve presente o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o Bispo auxiliar, D. Francisco Senra Coelho.

Para os seminaristas das quatro dioceses começa agora um novo ano de trabalho, de caminho a percorrer e de aprofundamento do sentido de comunidade marcado pelo ritmo de uma instituição que os prepara intelectual e espiritualmente para a missão a que se sentiram chamados por Deus.

Diogo Domingues Jesus, in Voz de Lamego, ano 85/46, n.º 4333, 13 de outubro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: