Paróquia de Moimenta de Cinfães acolhe Pe. Fabrício Pinheiro
No dia 27 de setembro a ornamentação da igreja de São Martinho de Moimenta demonstrava que era um dia festivo. Passadeira de flores à entrada da igreja e um arco envolto com xailes coloridos embelezavam a fachada da igreja. Sim! Era a receção do seu novo pároco, o padre Fabrício Pinheiro.
Os sons dos foguetes anunciavam a sua chegada, acompanhada do Pró-Vigário geral, padre João Carlos Morgado. No início da Eucaristia, um representante do Conselho Económico leu um texto de boas-vindas e congratulou-se em Moimenta ser uma das suas primeiras paróquias do seu ministério presbiteral, de seguida uma criança da catequese presenteou-o com um ramo de flores.
Durante a Eucaristia, logo após a leitura da provisão episcopal e a entrega das chaves da igreja e do sacrário, foi saudado com uma salva de palmas. O pe. João Carlos Morgado, que presidiu a celebração, deixou uma palavra de gratidão ao anterior pároco, padre Luís Pedro Costa, pelo trabalho desempenhado em oito anos naquela paróquia. Ao povo de Moimenta pediu-lhes que acolhessem o pe. Fabrício com ternura maternal, fazendo analogia aos xailes que as mães usam para aconchegar os filhos e que utilizaram para enfeitar o portal da igreja.
Antes de terminar a celebração foi lido um texto de agradecimento ao sr pe. Luís Pedro pelo serviço e dedicação ao longo dos oito anos que ali esteve, tendo sido homenageado com uma lembrança oferecida pelas crianças da catequese.
Que Deus continue a dar forças ao padre Luís Pedro para continuar a sua vocação, sob o seu lema sacerdotal, «Eu não vim para ser servido, mas para servir».
E que, o pe Fabrício, recém-ordenado, faça das paróquias que lhe foram confiadas, através da vivência sacramental, verdadeiras comunidade, unidas pelo amor fraternal e empenhadas a testemunharem os valores do Reino de Deus.
Simone, in Voz de Lamego, ano 85/45, n.º 4332, 6 de outubro