Início > Evangelho, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Mensagem, Notícias, Sacerdotes > Pastoral do Encontro e Nova Evangelização | Etapa Concluída

Pastoral do Encontro e Nova Evangelização | Etapa Concluída

 

12027741_960272637348095_7074544250956520315_n

Quero no final deste dia agradecer a Deus pela coragem e pela capacidade que me deu para desenvolver as pesquisas que me levaram a uma conclusão: Tese de Mestrado Integrado em Teologia. Hoje mesmo terminei este percurso de Estudos Teológicos com a Apresentação desse mesmo Trabalho (avaliado em 17 Valores) com o Tema: Pastoral do Encontro e Nova Evangelização: Análise da Paróquia de Penajóia.

Agradeço de forma especial aos meus pais, irmã, cunhado e sobrinha que sempre me apoiaram neste percurso, bem como a todos os Amigos.

Aos Seminários de Lamego e de Resende (representados pela pessoa do Rev. Vasco Pedrinho e Rev. António José Ferreira, em representação destas Casas que para mim continuam a ser a minha casa) pela ajuda que me deram no conhecimento dos valores Humanos e Teológicos. A todos os professores que me acompanharam na formação Académica.

Ao Seminaristas do Seminário Menor deste ano Letivo 2014-2015, onde fiz o meu Estágio Diaconal, pela força e pelo apoio que sempre me deram quando havia dias em que a vontade para escrever não era nenhuma. Aos colegas Sacerdotes da Equipa Formadora que sempre me incentivaram a continuar.

Aos professores corretores do Trabalho, aos Sacerdotes que contribuíram para que este Trabalho se realizasse.

Não poderei esquecer o meu Orientador, Pe. Prof. Dr. José da Silva Lima, que embora muito exigente, permitiu que este trabalho chegasse ao seu termo. Com ele aprendi a nunca desistir dos nossos objetivos.

Aos Arguentes, muito obrigado pelas críticas, mas também pelos elogios ao Trabalho.

Para que não me esqueça de ninguém… UM BEM HAJA A TODOS.

Deixo um pequeno texto, conteúdo do Trabalho:

A Pastoral do Encontro torna-se, no sentido da Nova Evangelização, uma necessidade para se poder pastorear nos tempos de hoje, interpretando sempre os sinais que os tempos nos vão indicando.

O cristão não pode ter medo de arriscar em Ir ao encontro de todos para lhes anunciar a verdadeira Alegria do Evangelho de uma forma nova como tantas vezes refere o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

O Encontro é sempre proximidade que é vivida nos vários sectores eclesiais tais como: a pastoral sacramental, a pastoral familiar, a pastoral ministerial, a pastoral sócio-caritativa, a pastoral dos doentes, etc… É importante que Cristo chegue à vida de todos os que sofrem no corpo ou na alma e, junto desses permaneça. Essa é também uma responsabilidade da Igreja que tem por obrigação fazer sentir Cristo como uma presença viva que vem ao nosso encontro para permanecer junto de nós.

A Pastoral do Encontro não pode ter fronteiras nem barreiras, pois é uma Pastoral real para o mundo atual em que vivemos, uma Pastoral real para a Igreja em que cremos.

Pe. Fabrício Pinheiro, in Voz de Lamego, ano 85/43, n.º 4330, 22 de setembro

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

