Virgem Peregrina de Fátima | Zona Pastoral de Cinfães
Nos dias seis e sete de Agosto, a zona pastoral de Cinfães teve a dita honra de ser presenteada com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, cumprindo-se assim mais uma etapa do programa definido pela Diocese de Lamego, no quadro do plano definido pelo Santuário de Fátima para preparação da celebração do centenário das aparições em que todas as dioceses serão agraciadas com a Sua presença.
A imagem da Virgem de Fátima, vinda de Castro Daire, foi acolhida, pelas 18H00, nas Portas do Montemuro, por uma vasta multidão de crentes fervorosos de rostos comoventes.
Após a celebração de acolhimento, seguiu-se a caminhada processional num cortejo apreciável de automóveis até a Igreja Matriz de Cinfães onde foi rezado o santo rosário. No percurso, nas localidades de Fermentãos, Meridãos, Mourelos e Marcelim o cortejo automóvel teria de fazer uma breve paragem em razão das pessoas que se reuniram junto à estrada para com cânticos e flores saudarem a passagem da imagem peregrina.
O ponto alto deste dia aconteceu noite dentro, que teve o seu início, ás 21 horas, com a celebração da Eucaristia em recinto preparado para o efeito, no largo da Feira em Cinfães, concelebrada por todos os párocos desta zona pastoral, contando-se com a presença de alguns milhares de pessoas das dezoito paróquias, devidamente enquadradas pelos respetivos estandartes e bandeiras de associações e movimentos paroquiais.
Após a Santa Missa, e a procissão de velas seguiram-se horas de veneração á Santíssima Virgem para que intercedesse junto do Seu Filho Jesus Cristo as bênçãos de que todos necessitam, com orações e cânticos apropriados e cuja responsabilidade coube a diversas equipas pastorais do arciprestado, terminado altas horas da madrugada.
No dia seguinte e após a Santa Missa na Igreja de Cinfães, a Imagem da Santíssima virgem rumou até á paróquia de Nespereira, passando por Vilar de Peso e Ervilhais, com as pessoas reunidas e ladeando as estradas, exprimindo a sua devoção filial a Maria.
Às 10.30 horas foi concelebrada a Eucaristia no recinto da gruta de Nossa Senhora de Lurdes com celebração mariana.
Dali a imagem peregrina da Virgem foi transportada até á Paróquia de Souselo, passando por Fornelos, Moimenta, Travanca, Ponte da Bateira e Couto. De Souselo partiu, pelas 15h00 para Oliveira do Douro passando por Espadanedo, Tarouquela, Piães e São Cristóvão de Nogueira.
Neste locais foi lindo ver grupos corais e movimentos das paróquias envolvidas, com carismas diferentes, prestarem culto á Virgem, com emoção, demonstrando cada um á sua maneira, uma inabalável confiança na mensagem que Nossa Senhora nos deixou em Fátima e paira nos céus deste país á beira mar plantado e abençoado por Ela.
Em Souselo e Oliveira do Douro tiveram lugar celebrações eucarísticas e marianas não havendo possibilidades de satisfazer todas as pessoas de outras localidades para estarem mais tempo junto da imagem por imperativos de horário.
Pelas 18h20 do dia 7 deste Agosto a imagem da Mãe de Cristo chegou a Aregos onde foi recebida pela zona pastoral de Resende do Arciprestado de Resende Cinfães.
A peregrinação que a zona pastoral de Cinfães fez por todo o concelho com a Virgem a presidir calou fundo nos corações de todos que viveram momentos emocionantes espelhados no rosto dos devotos que em número tão significativo prestaram vassalagem à Nossa Rainha em todos os locais por onde passou.
V. M., in Voz de Lamego, ano 85/39, n.º 4326, 25 de agosto