Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Evangelho, Eventos, , Jesus Cristo, Jovens, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Ferreiros de Avões

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Ferreiros de Avões

reuniao 5a feira.

A freguesia conhecida por ser a “varanda do Douro” recebeu durante quatro dias a visita pastoral prevista pela Diocese de Lamego. Esta visita ocorreu nos dias 30 e 31 de Julho e 1 e 2 de Agosto. No primeiro dia o Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, encontrou-se com os colaboradores da paróquia. Este encontro, que se realizou na residência paroquial da freguesia, serviu de apresentação da dinâmica de trabalho referente às atividades que são desenvolvidas durante o ano. Estiveram representados o Conselho Económico, a Catequese, o Grupo Coral, o Movimento de Mensagem de Fátima, o grupo de Ornamentação da Igreja, o Apostolado da Oração, o Grupo de Jovens, a Obra Kolping, a Junta de Freguesia e a Comissão de Festas. Estas são as instituições que, juntas, promovem o desenvolvimento da freguesia de Ferreiros junto das mais diversas faixas etárias. No final deste encontro o Sr. Bispo referiu a importância da catequese para o desenvolvimento dos mais jovens, apelando à sua participação contínua até à realização do Crisma.

O segundo dia foi marcado por outro encontro, desta feita, na sede da Junta de Freguesia de Ferreiros. Neste encontro coube ao Presidente da Junta – Patrício Esteves, apresentar perante o Sr. Bispo, o Pároco da Paróquia, o seu executivo e assembleia e todos os líderes das associações existentes em Ferreiros de Avões, todas as medidas instauradas a nível social, cultural e empresarial na freguesia. Na sua intervenção, em forma de conclusão, o Sr. Bispo afirmou: “sendo Ferreiros uma freguesia da região demarcada, seria bom aproveitar todos os recursos naturais, cultivando toda a sua área. O trabalhador da terra não é menos digno do que o trabalhador dos escritórios”.

No terceiro dia, os contemplados com a visita de D. António Couto foram os doze doentes, assinalados pelo Sr. Padre Silvestre e Junta de Freguesia, como incapacitados de se dirigirem à Santa Igreja para receberem a Santa Unção. No que a este dia diz respeito, o Sr. Bispo de Lamego e o Sr. Padre de Ferreiros concordaram e referiram a fé, o carinho e a devoção com que foram recebidos nas casas dos seus paroquianos.

O culminar desta visita pastoral deu-se no domingo, dia 2 de Agosto, com a celebração da missa por parte do Sr. Bispo. A receção foi feita com muito entusiasmo pelos paroquianos, que esperaram a chegada do seu pastor, na entrada da igreja, com uma faixa e flores para o saudar. Depois de um discurso lido com muita emoção por parte de um conterrâneo da freguesia – Leonel Gonçalves, iniciou-se esta missa especial para os ferreirenses que foi também especial para um senhor, emigrado em França, que viu ser celebrada nesta missa a sua cerimónia da confirmação, o Crisma. Ao longo da celebração da missa, D. António Couto insistiu que a sua visita teve um propósito e este prende-se à transmissão da palavra de Deus. Afirmou também que a sua mensagem deve continuar a ser alimentada ao longo do ano, ou seja, que a união entre todos os ferreirenses deve ser contínua, que deve existir entreajuda entre todos, porque um trabalho feito em união traz resultados mais duradouros: “a alegria, o amor, a confiança e a esperança, a luzinha pequenina de todos estes sentimentos vem de Deus. Devemos partilhar a nossa luzinha com todos”, afirmou. Terminada a cerimónia religiosa foi realizado um almoço-convívio na cantina da freguesia que contou com a presença de cerca de cinquenta pessoas. No final da refeição, em forma de despedida o Sr. Bispo agradeceu a forma como foi recebido pela paróquia de Ferreiros e confidenciou, em entrevista, que o balanço final foi muito positivo: “quer com os nossos jovens, quer com os nossos idosos e doentes da paróquia correu tudo muito bem e foi muito bom”. Também o Sr. Padre Silvestre quis prestar o seu agradecimento a todos quantos ajudaram na organização desta Visita Pastoral e, emocionado, declarou em entrevista: “não há palavras que descrevam a ajuda dada pelos paroquianos, foi uma ajuda alegre, espontânea, forte, total, de gente ligada à Igreja e até menos ligada. É encantador ver como o Bispo congrega todo o povo à volta do pastor”. O Presidente da Junta de Freguesia questionado sobre o balanço final da Visita Pastoral afirmou ter corrido tudo bem: “correu tudo bem, estamos felizes por isso e fica o convite ao Sr. Bispo para voltar em breve”. Também a população concordou com a importância desta visita para a unificação da freguesia: “é muito importante, ficamos mais próximos”, afirmou Cassilda Xavier, responsável pelo almoço-convívio. “Estes convívios dão mais vida à freguesia” concluiu Mariana Moreira, uma jovem da freguesia de Ferreiros.

Texto: Laura Azevedo | Fotografia: Luís Saavedra

in Voz de Lamego, ano 85/39, n.º 4326, 25 de agosto

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: