Início > Editorial, Evangelho, Formação, Jovens, Mensagem, Sacerdotes, Seminários, Vocações > IRMÃO E PASTOR | Editorial Voz de Lamego | 25 de agosto

IRMÃO E PASTOR | Editorial Voz de Lamego | 25 de agosto

simpósio

A Voz de Lamego desta semana abre com as Festas de Nossa Senhora dos Remédios, que entretanto já ocupam a vida da cidade e da região. Como sempre, muitos outros eventos, textos, notícias, reflexões, preenchem as páginas de cada edição. Para iniciar a leitura, o Editorial do Diretor, reverendo Pe. Joaquim Dionísio, esta semana bobre o Simpósio do Clero, que por estes dias se realizará em Fátima:

IRMÃO E PASTOR

A Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios organiza para os padres portugueses mais um simpósio nacional, entre os dias 31 de Agosto e 03 de Setembro, em Fátima. Trata-se, como habitualmente, de proporcionar um encontro alargado que seja um tempo forte de oração e exteriorize a alegria da vocação, ao mesmo tempo que favorece o diálogo, a partilha e a escuta de reflexões que questionam e ajudam a avançar.

Para lá da oportunidade para sair do espaço habitual, do proporcionar o convívio social e fraterno e da partilha de experiências e situações de vida, o Simpósio é também momento marcante da formação contínua a que todos são chamados.

E há sempre algo para acolher e aproveitar, muito para lá do programa proposto ou dos oradores previstos: pela comunhão e fraternidade que se experimentam, pela diversidade de contextos de vida que se juntam, pela visão que se proporciona quando saímos da nossa “zona de conforto”, pelas sugestões apontadas, pela reflexão divulgada, pelos testemunhos partilhados, pela aquisição de algum livro e, sobretudo, pela oração e escuta.

O Simpósio é uma oportunidade para escutar, não apenas os oradores, mas também o Senhor que conta com cada um para a missão. E nem sempre é fácil o exercício humilde de escutar para quem está, sobretudo, habituado a falar para os outros.

“Padre, irmão e pastor” é o tema escolhido para este VIII Simpósio, através do qual facilmente se percebe que, sem a proximidade física e afectiva, dificilmente o padre viverá a sua vocação e cumprirá efectivamente a missão que a Igreja lhe confiou.

O Simpósio pode ser um contributo para reavivar a vontade de estar perto e de não recear o tal “cheiro das ovelhas” de que fala o Papa.

in Voz de Lamego, ano 85/39, n.º 4326, 25 de agosto

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: