Início > Ano Pastoral, Eventos, Formação, Jovens, Mensagem, Seminários > XLI ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAL LITÚRGICA

XLI ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAL LITÚRGICA

liturgia1

Comunicar na liturgia

Pela 41ª vez, entre os dias 27 e 31 de julho, reuniu-se em Fátima um grupo de cerca de 1100 participantes em mais uma Semana Nacional da Pastoral Litúrgica, este ano subordinada ao tema “A comunicação na liturgia”. Durante a semana foram vários os momentos que nos ajudaram a refletir e compreender o modo como a liturgia é fonte e meio para o encontro com Deus.

Os vários oradores procuraram apresentar vários prismas referentes à relação entre Homem e Deus na celebração litúrgica. Nas várias apresentações, evidenciou-se a liturgia como o momento auge e incontornável de toda a vida da Igreja, onde é possível o encontro corporal entre Deus e os homens, quer pela presença corpórea no pão e vinho consagrados, quer pela voz do celebrante e dos leitores que proclamam a mensagem salvífica para toda a assembleia.

Foi discutida também a importância de uma correta postura dos fiéis e do presidente para que se criem as condições necessárias para a consciencialização da real presençade Deus e para que esta possa ser sentida por toda a assembleia celebrante: “A liturgia não reclama uma presença de espectadores, não, a liturgia reúne um corpo vivo” (Prof. Dr. José Frazão) e celebranteque é o corpo eclesialcujo a cabeça é Cristo. Apontou-se ainda a importância de todos se abrirem ao Espírito Santo que é quem nos pode fazer sentir Deus, nos ensina quem Ele é e a sua vontade, apontando-se a demasiada catequese como irrelevante quando essa abertura não se verifica: “O centro do cristianismo não é compreender Jesus Cristo, mas sim ser encontrado por Ele” (Ibidem) e esse encontro só é possível na Eucaristia “onde podemos ser tocados e tocar o corpo real de Cristo” (Ibidem).

Temas como “o canto como comunicação”, “a liturgia e as novas tecnologias”, “as artes ao serviço da liturgia” foram alguns dos assuntos também tratados no variado leque de apresentações e de oradores, que sem dúvida, proporcionaram aos participantes mais atentos, novos horizontes úteis para as várias missões que cada um desempenha na vida comunitária da Igreja.

À formação aliou-se aindaa oração com os momentos diários de celebraçãoda Eucaristia e da liturgia das horas, mais precisamente das Laudes e Vésperas.

Importa ainda fazer aqui referência aos treze participantes oriundos da Diocese de Lamego, entre os quais leigos(as), sacerdotes, religiosos(as) e seminaristas, procurando desta forma também apelar à participação de mais cristãos da nossa diocese nos próximos encontros.

João Pereira, Diogo Rodrigues e Vítor Carreira, seminaristas

in Voz de Lamego, ano 85/38, n.º 4325, 18 de agosto

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: