Início > Eventos, , Mensagem, Nossa Senhora, Opinião > Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima | Balanço

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima | Balanço

Barcos (2)

Nossa Senhora do Rosário de Fátima: ao Movimento da Mensagem da Fátima foi concedida a honra e alegria de te conduzir pelos caminhos  difíceis desta nossa Diocese de Lamego.

Contigo, Senhora, subimos montanhas,  descemos aos vales e em todos os lugares o povo te louvou, rezou e cantou agradecido  pela tua presença  no meio de nós.

Ninguém ficou indiferente, todos te aclamaram como Rainha, Mãe de Deus e nossa Mãe e em todos esses momentos estiveram mais perto de teu Filho, Jesus.

Sorrisos e lágrimas, cânticos de louvor e de súplica… tudo te foi oferecido.

Os doentes, os idosos, os jovens e as crianças, todos quiseram estar presentes nesta visita rápida, mas cheia de significado! Todos os filhos desta Diocese te estão para sempre agradecidos! Alguns devem ter exclamado como tua prima Isabel “De onde me é dada a honra de receber na minha terra a Mãe do meu Senhor?”

As flores que atapetaram as ruas, as colchas brancas que engalanaram as janelas e varandas, são um sinal exterior da alegria  que sentimos  pela tua presença; fazei  Senhora que os nossos corações se encontrem também agradecidos e voltados para  o teu Filho, Jesus.

Aos zeladores da tua imagem que noite e dia sempre te acompanhamos, confiados na tua proteção, nada de mal nos aconteceu. Aos  motoristas  que, com delicadeza e perícia, conduziram o  carro que te transportou, o nosso muito obrigado! Abençoa-os,  Senhora  do Rosário de Fátima.

A todos aqueles que de algum modo nos ajudaram,  olha por eles Senhora com o teu  olhar de Mãe.

Aos Mensageiros que têm o dever de conhecer, viver e difundir  a Mensagem da Fátima, deixada por teu Filho Jesus e lembrada em Fátima,  concede-lhe  a graça de continuarem a ser  verdadeiros  arautos da Boa Nova.

Protege  com teu manto maternal o Papa Francisco, o nosso Bispo António,  todo o clero e fiéis da Diocese de Lamego. Intercede Senhora por todos estes teus filhos junto de Deus . Obrigada Mãe  pela tua visita! Parte a tua Imagem,  mas continuarás sempre nos nossos corações!

Fica uma vez mais uma palavra de sincero agradecimento público a todas as entidades civis e militares presentes na Diocese de Lamego, muito particularmente à GNR e PSP, bem como aos  Bombeiros, que prestaram uma exemplar, inexcedível e eficiente colaboração nesta Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima.  Agradecemos também às muitas e diversas instituições religiosas e da sociedade civil; aos grupos de peregrinos, aos muitos voluntários e tantos milhares de pessoas anónimas que, com as suas orações e o seu trabalho tornaram possível este suave vendaval espiritual, na nossa Diocese, como oportunidade de “evangelização e caminho de conversão e para o encontro com Cristo, por meio de Maria”. Enaltecemos todo o carinho,  esforço e interesse do nosso Bispo, dos nossos párocos e sacerdotes em geral; a preciosa ajuda dos nossos seminaristas, dos consagrados e dos leigos.

Fazendo memória da visita da “Veneranda Imagem”, que aconteceu há 65 anos, apraz-nos sublinhar as palavras de D. João da Silva Campos Neves, proferidas na conclusão dessa visita, a 7 de Setembro de 1950: “Não houve em toda a Diocese (e até nos arredores) uma única boca que não pronunciasse muitas vezes o nome de Nossa Senhora de Fátima, uma única inteligência que não pensasse nela. Durante muitos dias, exceptuando, por ventura, os raros que não tenham fé, as inteligências, vontades, corações, olhos, ouvidos, mãos e pés, actividades, força, vida e saúde, e até as próprias economias, tudo esteve ao serviço desta cruzada de glorificação de Nossa Senhora. Quem será capaz de contar as palavras que se pronunciaram ou escreveram, os pensamentos que se tiveram, os passos que se andaram, os trabalhos que se realizaram, as dificuldades que se venceram, as lágrimas que se choraram os sacrifícios e despesas que se fizeram em honra de Nossa Senhora! Cremos que a Nossa Mãe do Céu terá ficado contente!”

Convém, também, e para finalizar, recordar aqui as palavras de D. António Couto, da Nota Pastoral Sobre a Visita da Virgem Peregrina: “Um grande SIM a habita, uma grande Alegria irradia, um grande Amor lhe enche a vida. A bússula da sua vida é o seu Filho Jesus. É Ele que Maria embala e ostenta. É para Ele que aponta sempre. Que seja Jesus também, amados irmãos e irmãs, a bússula da nossa vida, agora e sempre.”

O Secretariado Diocesano do MMF, in Voz de Lamego, ano 85/38, n.º 4325, 18 de agosto

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: