Início > Eventos, , Mensagem, Nossa Senhora > Virgem Peregrina de Fátima | Zona Pastoral da Mêda

Virgem Peregrina de Fátima | Zona Pastoral da Mêda

11036527_10206038573221630_2616013548212375420_n

No passado dia 28 de Julho pelas 19H, tivemos a honra da visita da imagem peregrina de Nª Senhora de Fátima, à cidade e à zona pastoral de Mêda. Nossa Senhora chegou à rotunda da estátua de homenagem aos ex-combatentes do Ultramar acompanhada por uma viatura da Guarda Nacional Republicana, motociclistas do Moto Clube de Mêda e uma viatura dos Bombeiros Voluntários locais, onde duas frases humanas a recebiam: “Benvinda ó Mãe” e “Rainha da Paz”. Após o rito de acolhimento à imagem peregrina, seguimos em procissão, com Nossa Senhora rodeada por um terço humano constituído por cerca de 60 crianças e adolescentes da catequese da paróquia da Meda, os 3 pastorinhos e todo um cortejo de pessoas e bandeiras/estandartes representando cada instituição do nosso concelho para honrar a nossa Mãe do Céu: GNR, motociclistas do Motoclube de Mêda, Fanfarra, viaturas e elementos da associação Humanitária do Bombeiros Voluntários, os estandartes das várias freguesias do concelho, Escuteiros, sacerdotes da zona pastoral, autoridades civis e toda uma comunidade da cidade e das paróquias do concelho que dignamente acompanharam e recitaram o terço até ao recinto de festas.

Já no recinto de festas, após Nª Senhora ter sido retirada do carro móvel e colocada no palco preparado para servir de altar, foi celebrada a Eucaristia presidida pelo arcipreste Pe. Basílio e concelebrada pelos sacerdotes desta Zona Pastoral, pelo Pe. Salvador, natural desta cidade, pelo  Pe. Ponciano e pelo recém-ordenado Pe. Fabrício, o qual tendo estado a estagiar nesta comunidade paroquial, foi o pregador. Antes da bênção final, e dado que nesse mesmo dia foi entregue uma ambulância do INEM à corporação dos Bombeiros Voluntários da Meda, junto da imagem da Mãe, Senhora dos Remédios e do Socorro, este veículo foi benzido com a proteção de Maria.

No final da Eucaristia, com todo o respeito e dignidade, deu-se início à procissão das velas, envolvendo uma enorme multidão que quis seguir Nossa Senhora. Entre cânticos e recitação do terço, Nª Senhora foi levada em ombros até à Igreja Matriz, onde permaneceu durante toda a noite, decorrendo entretanto, vários momentos de oração com exposição do Santíssimo Sacramento, vigílias marianas, recitação do terço, momentos estes organizados pelos diferentes movimentos da nossa comunidade paroquial, pelos funcionários de várias instituições da Meda e pelas crianças do Pré-Escolar do Patronato e dos Tempos Livres e os idosos da Santa Casa da Misericórdia.

A Eucaristia do dia 29, pelas 16 horas marcou o terminus destas celebrações, na qual os fiéis do nosso concelho se reuniram e, unidos na mesma fé, se despedem com o cântico de adeus à Virgem Peregrina, acenando com lenços brancos, impressos com a imagem de Nossa Senhora, mandados elaborar especificamente para estas celebrações. O andor de Nª Senhora foi levado até ao carro móvel, tendo seguido em direção ao concelho de Penedono acompanhada pela GNR, Motociclistas, Bombeiros Voluntários e mais de meia centena de carros particulares.

É de louvar o empenho e carinho de toda a comunidade paroquial da Meda e das várias instituições locais, que de muitas formas participaram, para que Nossa Senhora fosse recebida com a maior dignidade, respeito e alegria, no enfeite de ruas com passadeiras e flores, aplicação de tarjas pela avenida, pelo percurso da procissão e no adro da Igreja, no embelezamento e decoração da igreja e do recinto das festas. Tudo por Maria.

Foram momentos vividos com muito amor e devoção, junto da Mãe de Jesus e nossa Mãe. A imagem peregrina de Nossa Senhora partiu, mas a Mãe permanece connosco nos nossos corações.

Cristina Branco, in Voz de Lamego, ano 85/38, n.º 4325, 18 de agosto

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: