Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Deus, Eventos, Nossa Senhora, Notícias > Diocese em festa para acolher a Virgem Peregrina de Fátima

Diocese em festa para acolher a Virgem Peregrina de Fátima

DSC_9505

Em pleno domingo do dia 26 de Julho a diocese de Lamego recebeu com júbilo a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, tendo como porta de entrada a Zona Pastoral de Vila Nova de Foz Côa, como o nosso Bispo aludiu na sua homilia, à Virgem Mãe como a Senhora de ao pé da Porta, neste domingo foram as terras do Douro Superior a porta para esta grande jornada que a Imagem Peregrina vai empreender na nossa tão estimada Diocese.

Até ao limite da Diocese de Bragança-Miranda, estiveram presentes uma grande delegação com cruzes, bandeiras, para fazer a transição, vindo o pastor desta diocese o Sr. D. José Cordeiro fazer a entrega à nossa Diocese.

Já em terras da nossa diocese a Imagem foi recebida pelo pároco da paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa o Sr. P.e António Ferraz, pelo Sr. Arcipreste Sr. P.e Basílio Firmino, pelo Assistente Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima o Sr. P.e Vasco Pedrinho, a direção do Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima, bem como uma considerável multidão de fiéis que quiseram acorrer para saudar a Mãe.

Aguardavam a chegada da Imagem Peregrina, uma multidão de fiéis oriundos das quinze paróquias da Zona Pastoral de Foz Côa, na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral entre aplausos e júbilo redobrado por ver a chegada da Mãe.

Deu-se inicio à procissão rumo à praça do Município onde aguardavam também um grande número de fiéis. Organizou-se o cortejo de entrada para a Celebração da Eucaristia Presidida pelo nosso Bispo D. António Couto, estiveram ainda presentes o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito da nossa Diocese, o Sr. Vigário Geral Monsenhor Joaquim Rebelo, o Sr. Pro Vigário geral P.e João Morgado, bem como todos os Párocos das Paróquias da Zona Pastoral.

Para esta efeméride estiveram envolvidas muitas pessoas, instituições do concelho e fiéis devotos que quiseram embelezar de forma impar a cidade, janelas e varandas engalanadas, ruas com passadeiras de flores, só as gentes que mais amam devotam esse mesmo amor no que fazem, pode-se dizer que aqui se assistiu a um testemunho de amor profundo pela Mãe Virgem Peregrina que não se cansa de visitar e estar com os seus filhos.

No final da Celebração os Senhores Bispos em frente da Imagem Fizeram o Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima, terminando com um pedido de que a Sua presença nesta zona pastoral seja motivo para que a sua mensagem de Amor, de Fé e de Alegria fique impresso nos corações de todas as famílias, doentes, crianças, jovens e idosos.

Pelas 22 horas realizou-se a procissão das velas com um mar de gente iluminando a cidade de Foz Côa com as suas velas acesas.

No dia 27 de julho pelas 9 horas rezou-se a oração de Laudes e às 11 horas a celebração da Eucaristia com a presença do párocos da zona pastoral.

Às 16 horas teve inicio a recitação do Terço, de seguida o rito do Adeus a Nossa Senhora de Fátima e a sua partida para a zona pastoral de São João da Pesqueira.

Padre António Ferraz, in Voz de Lamego, ano 85/27, n.º 4324, 28 de julho

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: