Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, Jesus Cristo, Jovens, Notícias, Ordenações, Sacerdotes, Sacramentos, Vocações > Paróquia de Ferreiros | MISSA NOVA | Pe. Valentim Fonseca

Paróquia de Ferreiros | MISSA NOVA | Pe. Valentim Fonseca

 

_MG_7387

No dia 19 de Julho, esta comunidade cristã da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, de Ferreiros, viveu intensamente um dos maiores dias da sua história, a Missa Nova de um dos seus filhos. O Senhor Pe. Valentim Manuel Moreira da Fonseca.

Nunca esta comunidade teve na sua história tal acontecimento, e por isso a sua alegria foi redobrada.

Este acontecimento começou em Novembro de 2014 com a sua ordenação diaconal, reforçou-se no dia 5 de Julho de 2015 com a ordenação presbiteral e atingiu o máximo com a Missa Nova neste dia.

Todos estes passos foram previamente preparados com vigílias de oração em que muita gente participou, mas na Missa Nova foi participação total.

Com antecedência distribuíram-se tarefas, que todos aceitaram com alegria e entusiasmo. É de louvar a colaboração de toda a paróquia na preparação deste evento.

Toda a gente foi convidada e toda a gente participou

Uns colaboraram na preparação e celebração da liturgia, orientados pela D. Inês, outros nas ornamentações, orientados pela D. Delfina, e outros na preparação de um repasto, orientados pela D. Lucília.

Cada qual timbrou por ser o melhor e foi um encanto a maneira como tudo foi feito.

Nas ornamentações destaco a passadeira que conduziu o cortejo da Residência paroquial para a Igreja, projectada e executada pelo jovem Luís Saavedra e a ornamentação da própria igreja, tão bela como nunca ninguém a tinha visto.

Na celebração da Eucaristia, a Igreja foi pequena para conter a multidão, foi necessário instalar aparelhagem de som e imagem no exterior.

No início a D. Margarida Saavedra, saudou a assembleia presente, manifestando o grande contentamento e salientando a acção dos sacerdotes, afirmando: “agarrados à tua estola, à tua casula, às tuas mãos que perdoam animam e santificam, queremos contigo santificar o mundo.”

O grupo Coral animou de forma excelente a mesma celebração

Na acção de graças intervieram o pároco que salientou as dificuldades do neo-sacerdote para chegar a este dia, a mãe dele, que nesse dia fez 80 anos, e incentivou a que surgissem mais vocações.

Intervieram também o Sr. Presidente da Junta, agradecendo a presença de todos, o grupo de Jovens que ofereceu duas lembranças muito significativas, e a Sr. Professora Adelaide Brilhante, que lhe ofereceu um quadro de sua autoria, pintando o lema do novo sacerdote: “vem e segue-me.”

O neo-sacerdote, emocionado, agradeceu a todos, o apoio que sempre teve na paróquia e em especial o do seu Pároco

De salientar também a presença de numerosos sacerdotes, quer onde estagiou, bem como outros que estavam presentes por motivo de amizade.

Da paróquia de Nossa Senhora do Pranto, de Vila Nova de Foz Côa, veio uma grande delegação, que ofereceu a todos os presentes uma recordação artesanal, muito bela.

No final uma multidão cumprimentou o Sr. Pe Valentim, e terminou o dia com um convívio em volta das mesas colocadas no Largo dos Combatentes do Ultramar.

A junta de freguesia preparou previamente o local e um grande grupo de colaboradores, apresentou um autêntico banquete, onde além da abundância, timbrava também pela apresentação e pela qualidade.

Já perto do final foi partido o bolo, que enchia o coreto, pelo novo sacerdote e pelo pároco.

Parabéns e muitos êxitos apostólicos no espaço pastoral que te for confiado.

 

O Grupo de Jovens de Ferreiros, in Voz de Lamego, ano 85/26, n.º 4323, 21 de julho

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: