Paróquia da Penajóia | MISSA NOVA | Pe. Fabrício Pinheiro
No dia 12 de julho, a paróquia do Santíssimo Salvador da Penajóia, revestiu-se de festa, pois um dos seus filhos, o padre Fabrício António Pinheiro Correia, que tinha sido ordenado presbítero no dia 05, regressava à sua comunidade para celebrar a Missa Nova. À Penajóia acorreu um grande número de pessoas, destacando-se vários sacerdotes, entre os quais dois conterrâneos e dois antigos párocos.
Na homilia da celebração, o neo-sacerdote, apresentou o tema da missão como núcleo fundamental da liturgia desse domingo. Todos somos chamados, a exemplo de Amós e dos primeiros discípulos de Jesus a evangelizar os irmãos, mesmo que seja preciso desinstalarmo-nos.
No final da celebração foi apresentado um diaporama preparado pela família, onde se resumia o percurso vocacional do padre Fabrício. No final, o pároco, padre José Fernando, agradeceu a presença de todos, salientando as várias vocações que surgiram da comunidade. Terminou, lançando um repto: deixarmos de nos lamentar pelas vocações que surgem, e lembrar-mo-nos de dar graças a Deus, por aqueles que chama. O presidente da celebração, fez um oração de ação de graças onde agradeceu a Deus e à família tudo o que recebeu.
Terminada a celebração da Eucaristia, o padre Fabrício ficou na igreja para receber os cumprimentos de todos os que desejassem. Houve ainda tempo para um momento de convívio no espaço da adega cooperativa da Penajóia, onde foi repartida uma refeição fraterna. Fazemos votos que o sr. padre Fabrício que saiba viver segundo o lema que escolheu para a sua ordenação presbiteral: “Para mim viver é Cristo” (Fl 1, 21) configurando-se com Cristo Bom Pastor.
SML, in Voz de Lamego, n.º 4321, ano 85/35, de 14 de julho de 2015