ANO DA VIDA CONSAGRADA | Encontro e Oração

vida consagrada-encontro

Os constantes apelos do nosso Bispo, D. António Couto, em relação ao ano dos consagrados, para que demos testemunho dos nossos carismas ao povo de Deus, na Diocese em que estamos inseridas, entusiasmaram-nos a corresponder como a um convite de Deus.

Despertar nas famílias a beleza da vida consagrada, nos diferentes carismas, grande riqueza da Igreja de Jesus Cristo, para que o conhecimento deste especial chamamento suscite mais vocações ao serviço dos irmãos, era e é o objetivo de qualquer ação, neste ano proposto pelo Papa Francisco.

Assim, a fraternidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, ao serviço do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, de acordo com o nosso Reitor, Sr. Dr. João António, aproveitou a data do nascimento da sua Fundadora, Beata Maria Clara do Menino Jesus – 15.06.1843 – para glorificar a Deus e Sua mãe, através da homenagem à Beata Maria Clara. Não podíamos celebrar sós, portas adentro… pois, tornava-se imperativo partilhar a nossa alegria e agradecera Deus, esta portuguesa que tudo deixou para, em Seu nome, legar à sua nação e ao mundo, uma congregação dedicada ao serviço de todos, especialmente dos mais pobres.

Convidados os amigos, colaboradores no serviço do Santuário e o povo da cidade de Lamego, realizou-se a celebração dessa data tão importante para nós, para a Igreja e para o mundo. Com o Santuário repleto, diante do Santíssimo Sacramento exposto, sob a presidência do nosso Reitor, iniciou-se a oração do terço, com uma liturgia apropriada, enriquecida com leituras do evangelho, relatos de testemunhos de vida da Beata Maria Clara, proclamados pelos consagrados/as de diversos Carismas, Sacerdotes, Seminaristas, sr. Comissário da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, adolescentes, jovens, Liga dos Amigos Pró Canonização e leigos. Foi abrilhantada pelo coro do Santuário que lhe imprimiu solenidade profundamente espiritual.

Tudo decorreu num ambiente de partilha e compromisso de melhor servir, louvar e dar glória a Deus que nos oferece o testemunho dos Santos, que não são pertença de ninguém em particular, mas de Deus e da sua Igreja.

Após esse alimento espiritual, os participantes foram convidados a tomar parte num lanche/convívio fraterno, na casa das Irmãs Franciscanas, que decorreu duma forma muito familiar e alegre, onde reinou o espírito de hospitalidade e alegria cristã, tal como poderia ter sido no tempo da Fundadora, Beata Maria Clara.

CONFHIC Lamego, in Voz de Lamego, n.º 4320, ano 85/33, de 30 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: