Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, , Jesus Cristo, Notícias, Uncategorized, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto na Paróquia de Ferreirim

Visita Pastoral de D. António Couto na Paróquia de Ferreirim

IMG_8471

Decorreu, entre os dias 17 e 21 de Junho, a visita à Paróquia de Santo António de Ferreirim, constituída pelos povos de Ferreirim, Vila Meã, Rossas e Mós, terra dos Mestres Pintores de Ferreirim, e onde se cruza a história da Igreja com as tradições de um povo moldado por reformas administrativas, fronteira do Douro com a serra e a beira.

Definida a programação, o Senhor Bispo deslocou-se a Ferreirim no dia 29 de Maio, para uma reunião onde expôs as linhas mestras da sua visita e onde estiveram presentes as Comissões de Culto: Convento de Santo António de Ferreirim, Igreja de Mós e Capela de Rossas; Irmandade da capela de Nossa Sr.ª Da Guia; Direcção do Centro Cultural e Social da Paróquia de Ferreirim; as Associações: Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim, Associação de S. Bento, Associação Cultural e Desportiva de Ferreirim (Barroncal) e a Junta de Freguesia.

Com o lema “Sede formiguinhas, pequenas e trabalhadoras; Crianças, simples e inocentes; Homens e Mulheres, humildes e disponíveis; Cristãos verdadeiros” D. António Couto iniciou esta visita Pastoral a Ferreirim no dia 17 na localidade de Rossas. Neste pequeno lugar a comissão de culto da capela de São Bento, em parceria com a Associação de S. Bento, programaram a visita tendo recebido o Senhor Bispo pelas 18h00 na sede da Associação onde foi apresentado um power point sobre as obras construídas pelos seus habitantes, como: escola, capela e associação. Já na capela de S. Bento foi celebrada a Eucaristia de sufrágio por todos os beneméritos deste lugar de Rossas. Na homilia que o Senhor Bispo proferiu, pediu para serem cristãos verdadeiros, que devem estar presentes e unidos sempre que tal se justifique, cristãos “por Ele” pois como dizia; “nós estamos aqui por Ele”. Terminada a missa, os presentes dirigiram-se novamente para o salão da associação, onde foi servido um jantar.

DSC_0084

No dia 18, durante a tarde, o Senhor Bispo visitou alguns doentes desta comunidade tendo pelas 17 horas efetuado uma visita à Associação Cultural e Desportiva de Ferreirim (Barroncal), onde depois de conhecer a vivência desta coletividade e suas instalações, foi servido um porto de honra.  Dirigiu-se de seguida à Igreja de Santa Maria Madalena de Mós onde o esperavam dezenas de populares com alegria e enorme entusiasmo para a celebração da eucaristia abrilhantada pelo grupo coral desta Igreja. Antes do lanche convívio (muito dignamente apresentado) com a população desta localidade, D. António pôde ainda visitar a capela mortuária, um dignissimo espaço e do qual este povo se orgulha.

DSC_0131

No dia 19 o executivo da Junta de freguesia recebeu pelas 17 horas o Sr. Bispo nas suas instalações onde foram proferidas algumas palavras de boas vindas , seguida de uma visita aos espaços multifacetados do edificio. No final da mesma foi servido um espumante a todos os presentes. A visita continuou no Santuário de Nossa Senhora da Guia, um espaço religioso da Paróquia, lugar de grande devoção, não só das gentes de Ferreirim, bem como, dos povos circundantes. Depois de uma reflexão, foi feito o convite a todos os presentes para rezarem uma Avé Maria à Mãe de Deus.

No Povo de Vila Meã, alguma dezenas de pessoas aguardavam o Sr. Bispo na sua visita à capela de Santa Bárbara, onde foi lido um texto da Sagrada Escritura da liturgia do dia, ao qual se seguiu uma reflexão alusiva ao texto escutado.

Pelas 20 horas, D. António foi recebido nos espaços do Centro Cultural e Recreativo de Ferrerim com uma atuação do Rancho Folclórico desta instituição, à qual se seguiu uma visita às instalações. No salão de festas foi apresentado um power point das atividades da coletividade, um pequeno trecho musical e servido um jantar onde estiveram presentes membros das diversas associações e comissões de culto.

No dia 20 pelas 10 horas, foi com grande alegria que o Centro Social e Cultural da Paróquia de Ferreirim, recebeu a visita do Senhor Bispo António Couto. À sua chegada, os idosos e colaboradores cantaram o hino da Instituição, procedendo-se de seguida a visita às instalações.

No decorrer da Eucaristia foi administrado o Sacramento da Santa Unção a todos os idosos bem como a alguns colaboradores e membros do Grupo de Jovens. Este sacramento é entendido como um carinho de Deus para com os seus filhos e filhas fragilizados, recebido não apenas numa fase terminal, mas também nos momentos de maior fragilidade espiritual e humana, como alento e esperança para cada cristão.

A passagem do Senhor Bispo na nossa Instituição transmitiu uma mensagem de confiança e alegria para todos os idosos, tal como o próprio referiu “Eles são os grandes tesouros da humanidade, pois é olhando para eles que vemos a imagem de Jesus Cristo.”

IMG_8400

No final da Eucaristia, decorreu um almoço convívio onde foi entregue uma pequena lembrança realizada pelos nossos idosos.

Foi uma visita muito emotiva deixando no coração de cada um de nós, a serenidade, humildade e tranquilidade que lhe são características.

O encerramento da visita pastoral aconteceu no dia 21 com uma passagem pelo cemitério da freguesia onde o Senhor Bispo convidou todos os presentes a rezarem por todos aqueles que se encontram ali sepultados.

Na chegada à Igreja Matriz (Convento) o Senhor Bispo foi recebido pelo  Senhor Padre Manuel Leal, Pároco desta Paróquia de Santo António de Ferreirim, pelas autoridades locais e uma grande massa humana que ali estava presente.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia dentro da qual foi conferido o Sacramento da Confirmação a cerca de três dezenas de jovens. No final da Eucaristia um elemento do grupo de jovens de Ferreirim convidou os crismados a juntarem-se a eles para crescerem como grupo mostrando assim o rosto jovem e belo da Igreja. O Senhor Padre Manuel Leal saudou o Senhor Bispo e agradeceu a forma simples e afetuosa como o Senhor Bispo conviveu com todas as pessoas que o receberam.

Nas instalações do Centro Social e Cultural da Paróquia de Ferreirim – Lar de Santo António,  foi servido um almoço para toda a população, com o qual foi encerrada a visita Pastoral  à Paróquia de Ferreirim.

in Voz de Lamego, n.º 4319, ano 85/32, de 23 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: