Início > Ano Pastoral, Eventos, Jovens, Notícias, Sacerdotes, Uncategorized > Alvarenga | Encontro dos padres mais novos da Diocese de Lamego

Alvarenga | Encontro dos padres mais novos da Diocese de Lamego

padres-alvarenga

Como previsto, os padres mais novos da nossa diocese viveram o seu último encontro deste ano pastoral na paróquia de Alvarenga, no passado dia 16 deste mês. Um encontro diferente, já que nos proporcionou um tempo mais alargado para a oração, o convívio e a visita a um monumento.

Às 11h fomos acolhidos pelo Padre José Miguel, pároco de Alvarenga e Cabril, membro do nosso grupo, que se encontra neste espaço pastoral desde os seus tempos de Diácono, há 11 anos. Juntámo-nos no salão da residência paroquial e pusemos a conversa em dia. Falámos de nós, dos sacerdotes que estão doentes, do próximo Simpósio do Clero… Mas falámos também dos nossos encontros, fazendo umas breve avaliação e, mais importante, olhando para diante.

Sobre o que se passou, a opinião geral foi positiva, já que cada encontro proporciona tempo para a oração, o diálogo, o convívio e a partilha entre irmãos.

Em relação ao próximo ano pastoral, é vontade de todos continuar o caminho, mesmo se com pequenos reajustes: marcar, sempre que possível, os encontros para a manhã, terminando com o almoço, já que alguns não podem desmarcar as celebrações da tarde. E é à tarde que, habitualmente, são marcados os funerais; aproveitar o bom tempo para o convívio do grupo, valorizando também a dimensão lúdica; manter a rotatividade da localização dos encontros, favorecendo a presença de todos, nomeadamente dos que não têm aparecido; reservar, ao longo do ano, um tempo de encontro com o nosso bispo.

Por volta das 12h15 juntámo-nos aos fiéis que já esperavam na igreja para celebrarmos a Eucaristia. Após o almoço, em Alvarenga, partimos para Arouca (distrito de Aveiro e diocese do Porto), onde fomos guiados numa visita ao atual museu e antigo mosteiro de Sta. Mafalda, neta de D. Afonso Henriques. Se o tempo não apertasse ainda pretendíamos caminhar nos passadiços que a câmara de Arouca está a montar nas margens do Paiva, mas tínhamos que regressar. Mas ainda tivemos tempo para saborear uns deliciosos doces conventuais que o nosso anfitrião nos ofereceu.

O próximo encontro, de que enviarei mais informações, está marcado para 22/09/2015, em Vila Nova de Paiva, às 10h. Para terminar, uma palavra de louvor e gratidão ao Padre José Miguel pela forma solícita, generosa e amiga com que nos recebeu. Bem hajas!

JD, in Voz de Lamego, n.º 4319, ano 85/32, de 23 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: