Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, , Mensagem, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto na Paróquia de Queimadela

Visita Pastoral de D. António Couto na Paróquia de Queimadela

IMG_0068

A paróquia de Queimadela teve a Visita Pastoral nos dias 10 e 14 de Junho. Foi com grande intensidade e alegria que preparou e viveu esses dias.

No dia 10, pelas 18.00, houve na Igreja Paroquial a celebração da Eucaristia com a administração do Sacramento da Santa Unção. Foram muitos e de idades diversificadas, os que receberam este sacramento, entendido como “uma carícia de Deus para com os seus filhos fragilizados”, integrado na dinâmica da vida, não da morte.

Foi uma celebração eucarística em que a serenidade e paz transpareceram no rosto de todos os presentes.

Depois foi a visita a duas famílias com pessoas doentes. Houve também uma passagem pela sede da Junta de Freguesia, onde foi recebido pelo senhor Presidente da Junta e restantes membros. Visitou as instalações e os espaços exteriores: espaço para convívios e espetáculos, polidesportivo, tudo bem enquadrado no aproveitamento do edifício da antiga escola primária, agora a servir como apoio à formação e cultura e com uma capela mortuária.

Encontro com os Colaboradores – Jantar/Convívio

Pelas 20.30, numa sala da sede do Centro Social Cultural e Recreativo Pioneiro de Queimadela decorreu um encontro com os Colaboradores Paroquiais. Estiveram presentes os membros dos serviços e movimentos existentes na paróquia. Depois de se apresentarem, o senhor Bispo dirigiu-lhes palavras de estímulo, acentuando o lugar e importância dos leigos na vida da paróquia e a necessidade de ir ao encontro de todos. Seguiu-se um animado e participado Jantar/Convívio aberto a toda a comunidade, por si mesmo, expressivo do gosto com que  as pessoas acolhiam o senhor Bispo.

Eucaristia final

 No dia 14 de Junho, pelas 16.00 o senhor Bispo foi recebido no Largo das Escolas. O senhor Presidente Junta saudou-o em nome de toda a freguesia. Viemos em cortejo até à Igreja Paroquial, percorrendo uma rua ricamente alcatifada com  uma passadeira de flores.

À entrada da Igreja, o Pároco deu a Cruz Paroquial a beijar ao senhor Bispo, num ritual próprio destas ocasiões. Seguiu-se a Eucaristia, animada pelo grupo coral “Pietate”,  com a administração do Sacramento do Crisma a quatro jovens. Na homilia, para além das considerações ligadas à palavra de Deus daquele domingo, foi explicitado o sentido do sacramento do crisma a partir do sinal do óleo.

No final e tendo em conta a presença de um dos filhos da terra, a frequentar o Seminário, o senhor Bispo fez um sentido apelo à oração pelas vocações, de tal modo que todas as comunidades cristãs possam ter sempre o pão da Eucaristia.

Depois da Eucaristia ainda houve tempo para uma breve presença no lanche organizado pelos crismados.

Estes dois dias foram momentos muito importantes na vida da nossa comunidade cristã, deixando-nos estímulos e desafios em relação ao futuro.

DN/JM,  in Voz de Lamego, n.º 4318, ano 85/31, de 16 de junho de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: