VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO COUTO A VALDIGEM
Na semana de 10 a 17 de Maio decorreu a Visita Pastoral à paróquia de S. Martinho de Valdigem.
Já no dia 9 os jovens crismandos tinham tido o seu encontro com o nosso Bispo, em Cambres, onde viveram uma jornada de reflexão e oração em conjunto com os Jovens das paróquias de Cambres, Sande, Figueira e Queimadela.
Foi no dia 13, pelas 17.30, que o Senhor Bispo se deslocou pela primeira vez a Valdigem para a celebração da Eucaristia, na capela de Nossa Senhora da Conceição, lugar emblemático da paróquia. Foi administrado o Sacramento da Santa Unção aos doentes e idosos. Foram muitas as pessoas que acolheram o dom da Santa Unção, num clima de serenidade e de alegria. Sentimos profundamente as palavras do nosso Bispo: “ A Santa Unção é uma carícia de Deus no rosto dos seus filhos… Este não é o sacramento da morte, mas da vida.”
Um tarde em “visitas”
No dia 14 das 15.30 até às 23.00, o Senhor Bispo foi presença amiga e próxima de todos. Começou pela visita ao Jardim de Infância, oportunidade para se respirar o ar sempre puro e terno das crianças. Seguiu-se a visita à Associação Amigos de Valdigem. Aqui um momento de convívio informal com os idosos, em Atividades de Tempos Livres e membros da Associação. Para todos ficou uma palavra de incentivo e de esperança.
Pelas 17.00 foram visitados os doentes que não puderam estar presentes na celebração do dia anterior. Já sabemos como é nestas visitas. É uma riqueza para todos: para os doentes visitados e suas famílias e para aqueles que vão. Foi isso que sentiram os que acompanharam o Senhor Bispo naquela tarde.
Essa visita foi também oportunidade para percorrer grande parte das ruas de Valdigem e de entrar na capela das Brolhas, capela particular, mas que tem estado também ao serviço da comunidade.
O Encontro com os colaboradores paroquiais
Esta tarde muito intensa e rica prolongou-se pela noite com o encontro convívio com os Colaboradores Paroquiais. Foi apresentada ao Senhor Bispo a paróquia nos seus órgãos de participação, serviços e movimentos. Também estiveram presentes os representantes das instituições civis e sociais que por si mesmas existem em função da comunidade. Num clima de à vontade, e enquanto decorria a refeição, o Grupo de Jovens apresentou a comédia “um médico à rasca”, tornando ainda o ambiente mais descontraído e agradável. Na oportunidade o Senhor Bispo tomou a palavra, agradecendo o empenho dos presentes na missão da paróquia e de todos aqueles que servem a comunidade. Incentivou a um empenhamento sempre renovado e cada vez mais alargado e envolvente de outras pessoas. Relevou a importância do novo serviço a criar na paróquia: o apoio aos doentes com a instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão.
Catequese sobre a família
No dia 15, pelas 21.00 foi o encontro com as famílias, numa mensagem especialmente dirigida aos casais, mas enriquecedora para todos. A envolvência humana era significativa: crianças, jovens, adultos… Foram as Crianças e Adolescentes da Catequese que tiveram o encargo da animação deste encontro cantando algumas canções.
O Senhor Bispo fez uma reflexão sobre a família a partir dos relatos bíblicos da criação e da Carta de S. Paulo aos Coríntios (Cor 7), fazendo sobressair a riqueza da mensagem numa tonalidade simples e acessível a todos:
“O Homem é chamado a dominar o mundo pela doçura da palavra. Quando gritamos, gritamos para quê? Deus cria, dizendo, falando. Nós devíamos ser domadores de circo, dominando a animalidade que anda aqui, dentro de nós…
A humanidade é feita por dois lados. Destruir um dos lados do ser humano é destruir a humanidade… Dois seres, um ao lado do outro…. Destruir o lado de fora de uma janela, é destruir o lado de dentro.”
Eucaristia final – Sacramento da Confirmação
No domingo, dia 17, pelas 16.00 decorreu a Eucaristia final com a administração do Sacramento do Crisma a vinte e um jovens e três adultos.
A receção ao Senhor Bispo foi feita no exterior da Igreja paroquial, com uma saudação de acolhimento proferida pelo senhor presidente da Junta de Freguesia. A Eucaristia foi intensamente vivida por todos. Concelebraram, além do Pároco, também os padres José Ferreira, António José e Excelso, frutos nobres desta paróquia.
Para lá do sentido de missão que perpassou nas palavras do Senhor Bispo em relação ao caminhar pastoral desta comunidade cristã, foi relevante também o gesto para com aqueles que vão servir a comunidade como Ministros Extraordinários da Comunhão, numa atenção especial às pessoas doentes e idosas.
Depois da Eucaristia houve ainda tempo para um lanche/convívio organizado pelos que receberam o Crisma.
Saudades do futuro
A Visita Pastoral terminou. Mas cresceu em nós o gosto de sermos Igreja e a vontade de continuar nos caminhos da Boa Nova de Jesus. Servem-nos as palavras do Pároco no início da Eucaristia e o testemunho de um dos participantes:
“À expectativa inicial, seguiu-se a alegria de termos entre nós o nosso Pastor. A Visita ainda não acabou e já cresceu em nós a esperança. A esperança e a vontade de continuar a caminhar para que a nossa comunidade cristã, seja mais comunidade e mais cristã, com um renovado sentido missionário; onde todos sintam mais gosto em viver e tenham por fundamento a Jesus Cristo, como o grande sentido da vida.”
“ Estes dias foram momentos muito felizes e divertidos, que ficarão na nossa memória…”.
Pe. José Manuel Melo, in Voz de Lamego, n.º 4314, ano 85/27, de 19 de maio de 2015