Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Deus, Evangelho, Eventos, Homilias, Mensagem, Sacramentos, Visitas Pastorais > VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO COUTO A CAMBRES

VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO COUTO A CAMBRES

visita-cambres6

Não cabem em poucas palavras os acontecimentos vividos e muito menos nas imagens que limitam o espaço e não transpõem o tempo. Nem umas nem outras transmitem os sentimentos. A palavra é símbolo que torna presente a realidade, mas simultaneamente escamoteia os factos: enfatiza-os ou emudece-os.

Impelido pela força da obrigação muito mais do que pela vontade, deslizo em pequena reportagem para comungar com todos os leitores que irão reescrever este texto, os 4 dias em que se resumiu a Visita Pastoral, em paróquia de muita extensão, embora muito menos povoada que outrora, não há muito, situada nas encostas do Douro e entrelaçada a duas cidades que lhe dão vida ao mesmo tempo que lhe retiram a sua própria entidade, esfacelando-a, cada uma, com os mais cobiçosos atrativos.

visita-cambres2

Começamos no dia 9, com a jornada dos jovens crismandos de Cambres, Sande, Valdigem e Figueira. O dia decorreu em reflexão de grupos conjuntos, sobre a mesma temática, abordando-a diversamente e sobre diferentes ângulos. A presença do Senhor Bispo permitiu-lhes uma reflexão aprofundada sobre o sacramento do Crisma e a acção do Espírito Santo. Momento forte de convívio foi o almoço condignamente preparado pela cozinha do nosso Centro Paroquial e servido pelos párocos, em testemunho de diaconia e de humildade. Decorreu com muita dignidade, permitindo aos jovens partilha de amizades. A tarde serviu, de novo, para em breve síntese corroborada pelas novas tecnologias evidenciar quer os textos bíblicos quer o sentido da simbologia sacramental.

O dia terminou na igreja paroquial, com um tempo suficiente de oração partilhada pela maioria dos participantes.

O dia 14 de Maio foi dedicado às crianças da nossa escola e infantário que  receberam com muita alegria e carinho o Senhor Bispo que procurou sentir-se pequenino para lhes falar em linguagem perceptível. Saudado por uma criança e brindado com malmequeres pelas mãos de todas foi cumprimentado pelos dedicados professores, terminando este encontro com cânticos preparados pelo professor de música.

Na igreja iria decorrer outro maravilhoso encontro com os doentes e idosos, celebrando a Eucaristia e também o sacramento da Santa Unção. De novo no nosso Centro Social seria servido o almoço aos idosos, professores e algumas crianças a que se juntaram com muito carinho os Membros da nossa Conferência Vicentina.

visita-cambres

No dia 16 de Maio, teve lugar a Procissão das velas com o andor de Nossa Senhora de Fátima, foram centenas e centenas de pessoas numa grande avalanche de Fé que desceram do nicho de Santa Bárbara e subiram a colina do Castro Romano onde se situa a Igreja paroquial, cantando e rezando. Não teríamos a visão impressionante de Fátima em 12 de Maio, mas tínhamos o calor e a força do Espírito que de Fátima desceu até nós. O Senhor Bispo que presidiu, depois da jornada da Juventude, procurou dar voz aos tapetes de flores que lindamente engalanavam os caminhos por onde passava o andor e também às muitas pétalas que eram espalhadas, em cada recanto. O dia culminou com cânticos de adoração ao Senhor que pelas mãos do nosso Bispo haveria de nos abençoar. A Eucaristia celebrada e adorada é a fonte e cume da vida da Igreja e por isso também de cada cristão.

Dia 17 de Maio, dia de múltiplas recordações para mim, lembrando outros acontecimentos e outras visitas pastorais, tornou-se o grande dia preparado, desde há muito, pelo menos durante 2 anos, como dia que o Senhor Fez, domingo da Ascensão e de Pentecostes. Ele, o Senhor Jesus sobe e Ele, o Espírito Santo desce, neste dualismo de linguagem que não é, senão figura duma realidade muito maior. Limites da linguagem humana que não contém, muito menos aprisiona a realidade. Deus está sempre, porém as suas manifestações são temporais porque implicam também o homem na sua temporalidade.

Pelas 10h30 o senho Bispo foi recebido no largo da Corredoura ao som da nossa querida Banda Marcial de Cambres, enquanto a nossa Junta de Freguesia o cumprimentava e saudava com alguns foguetes bem como todas as instituições da freguesia e da paróquia. Algumas crianças da catequese ofereceram lindas flores. Seguiu-se o ritual litúrgico próprio das visitas pastorais e já dentro da igreja  foi saudado por um jovem, em nome dos acólitos e de toda a paróquia e invocou S. Martinho, nosso padroeiro.

Depois de paramentado na sacristia, seguiu-se o cortejo litúrgico, precedido pelo grupo de acólitos e acompanhado por alguns sacerdotes. Os trinta e quatro crismandos com seus familiares, ocupavam já o seu lugar, logo seguidos dos elementos de escoteiros do AEP. Que ostentavam com garbo a bandeira nacional e do scoutismo.

A celebração litúrgica desenrolou-se até à homilia, onde mais uma vez o Senhor Bispo convidou os crismandos e todos os cristãos que enchiam por completo a nossa igreja, apesar de outros acontecimentos decorrerem, em simultâneo nas cidades limítrofes, a viverem o sacramento e a deixarem-se conduzir pelo Espírito Santo. Tudo decorreu com muito agrado e com o brilhantismo que o nosso grupo coral coadjuvado por alguns instrumentos musicais sempre impõe em todos os atos em que participa.

Não consigo agradecer a cada um pessoalmente e muito menos ao Senhor Bispo, mas cada um à sua maneira, foi expressando o seu contentamento. No almoço que se seguiu com a presença de todas as instituições e organizações e de uma bela representação de Valdigem,  entregou-se a chave deste acontecimento a esta paróquia que se segue no encadeamento das visitas a nível arciprestal.

De tarde agradecemos a Nossa Senhora de Fátima com a Eucaristia em Sua honra e respectiva procissão. Tal como em dia de Pentecostes Ela esteve e estará com o Seu povo.

Pe. Bouça Pires, in Voz de Lamego, n.º 4314, ano 85/27, de 19 de maio de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: