Início > Deus, Editorial, Mensagem, Opinião, Solenidades > DONS PARA FRUTIFICAR | Editorial Voz de Lamego | 19 de maio

DONS PARA FRUTIFICAR | Editorial Voz de Lamego | 19 de maio

vl_19_maio_2015

O destaque da capa da Voz de Lamego, nesta edição, vai para a XXX Jornada Diocesana da Juventude, com o desenvolvimento nas páginas interiores; chamada de atenção para as comemorações de Portugal, a 10 de junho, na cidade de Lamego. No interior, diversas propostas de reflexão, sobre temas variados, as habituais notícias da Diocese e da região. Além das jornadas juvenis, também as Visitas Pastorais de D. António Couto, a Cambres e a Valdigem, merecem uma atenção particular.

O melhor mesmo é folhear a Jornal, ver os temas de primeiro interesse, ler e/ou refletir, alargando a leitura aos outros textos. Comecemos pelo Editorial, do Pe. Joaquim Dionísio, Diretor da Voz de Lamego, que em vésperas da solenidade do Pentecostes, nos faz refletir sobre o Espírito Santo e os DONS que Deus nos dá para colocarmos ao serviço uns dos outros, da Igreja e do mundo:

DONS PARA FRUTIFICAR

A Igreja celebrará, no próximo domingo, a festa do Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade e expressão do amor do Pai e do Filho, anunciado e prometido por Cristo para defender, acompanhar e guiar os seus discípulos, levando-os a participar no amor de Deus.

O Antigo Testamento fala do “Espírito de Deus”, força divina que se vislumbra em alguns homens, tornando-os capazes de pensamentos, palavras e gestos que manifestam a intervenção do próprio Deus. Estes enviados são profetas e reis de quem se diz serem “ungidos” do Espírito de Deus. Tudo culmina com o Messias, o “ungido” por excelência, que poderá dizer “o Espírito do Senhor está sobre mim…”

Deus concede dons ao homem para o ajudar no exercício e crescimento das virtudes teologais e humanas. Tomando por base um texto profético (Is 11, 2-3), eis os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus (CIC 1831).

Pela sua parte, o homem deve trabalhar para fazê-los crescer, tal como a frágil semente exige cuidados e atenção para se tornar planta. É pelo esforço e perseverança que tais dons produzirão frutos, cuja lista se inspira em São Paulo: caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade (CIC 1832).

Neste particular, é significativo que a tradição da Igreja tenha retido uma lista de doze frutos do Espírito Santo, um número pleno de simbolismo. Face aos sete dons, símbolo da recriação do homem, os doze frutos representam a fecundidade da vida do Espírito. A lista, inspirada em Gal 5, 22-23, sublinha o esforço humano para traduzir na vida os dons recebidos.

Como na parábola dos talentos, cabe a cada um mostrar que tais dons não lhe foram concedidos em vão.

 

in Voz de Lamego, n.º 4314, ano 85/27, de 19 de maio de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: