Início > Ano Pastoral, Eventos, , Notícias, Oração > MMF – Movimento da Mensagem de Fátima – Apoio aos peregrinos

MMF – Movimento da Mensagem de Fátima – Apoio aos peregrinos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma peregrinação é uma viagem realizada por um devoto a um lugar considerado sagrado, geralmente, um santuário. Um dos motivos para a viagem é a fé. O homem põe-se ao caminho à procura de Deus ou atraído pelo o encontro com Ele. Citando o boletim anual do Movimento da Mensagem de Fátima, pela palavra do Cónego Emanuel Silva, “…fazer uma peregrinação significa que estamos em viagem, que é sempre uma viragem também. E, por isso, mais do que apenas sair porta fora, tomar um itinerário traçado e percebido num mapa, peregrinar é ousar cruzar os novos caminhos”. “Saímos de casa e estamos a sair de nós”. No caminho deveremos refletir, rezar, descobrir no outro um irmão e amá-lo, procurar ficar mais perto de Deus.

Só assim se compreende um tão grande sacrifício como este da peregrinação a pé, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A inspiração de tantos peregrinos para esta viagem, vem da própria Mãe de Jesus que decidiu fazer uma peregrinação do Céu à Terra e aparecer aos pastorinhos na Cova da Iria para nos aproximar de Deus, com suas “doces palavras”.

É, também, com o intuito de ajudar Nossa Senhora, no sua missão de medianeira entre nós e Deus, que o MMF, na Diocese de Lamego, todos os anos realiza a tarefa de acolhimento e apoio aos peregrinos a pé, que por aqui passam a caminho do Santuário de Fátima, para as comemorações dos dias 12 e 13 de Maio. Em Lamego, nas instalações da Obra Kolping e, em Castro Daire no edifício da Santa Casa da Misericórdia e Bombeiros Voluntários, os peregrinos recuperam forças e ânimo para continuar a viagem. Para que isso seja possível o Secretariado Diocesano do MMF de Lamego conta com a ajuda de alguns voluntários que, no sentido de responderem aos apelos de Nossa Senhora, trabalham alegremente durante estes dias, para que aqueles que caminham para Fátima, melhor aproveitem a sua “peregrinação”. O espírito de entreajuda, a sã camaradagem e a oração estão presentes nestas equipas que, à sua maneira, fazem também uma peregrinação espiritual. No dia 4 de Maio, em Lamego, o Assistente Espiritual Diocesano, Padre Vasco Pedrinho, disponibilizou-se para acolher os peregrinos na Reconciliação. A seguir foi celebrada a Eucaristia para que pudessem continuar a sua viagem mais reconfortados.

Destacamos também, em Lamego, a colaboração das FARMÁCIAS PARENTE, SANTOS MONTEIRO e AVENIDA, BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, REAL GASTRONOMIA, FRUTAS DOURO SUL e o SR. JOSÉ DA SILVA através da TASQUINHA DO 21, na Rua da Seara. Também em Castro Daire, queremos destacar a ajuda da SANTA CASA DA MISERICÓRDIA, do CAFÉ PADARIA “O TROMPETE”, da PADARIA DE LAMELAS e, muito especialmente, os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS.

A todos os que quiseram colaborar o nosso bem-hajam.

Pedimos a Nossa Senhora que a todos encha de suas graças e bênçãos.

 

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, n.º 4313, ano 85/26, de 12 de maio de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: