Início > Ano Pastoral, Eventos, Jovens, Mensagem, Seminários, Vocações > ENCONTRO DO PRÉ-SEMINÁRIO

ENCONTRO DO PRÉ-SEMINÁRIO

Pré-seminario

Realizou-se, no último fim-de-semana, 9 e 10 de Maio, o terceiro encontro anual do Pré-Seminário, no Seminário Maior de Lamego, destinado aos jovens que frequentam ou tenham concluído os 11º ou 12º anos de escolaridade e que procuram descobrir a sua possível vocação sacerdotal. O encontro é uma oportunidade para estes jovens tomarem contacto com o Seminário Maior e sua realidade no dia-a-dia, a Equipa Formadora e os seminaristas de Teologia.

Com o tema: “Seguir Jesus – Caminho de beleza, vocação e santidade”, o encontro iniciou-se no Sábado pelas 10h00 e terminou pelas 15h00 do Domingo, tendo o tempo sido preenchido por várias atividades.

Sob orientação do Pe. Vasco Pedrinho e com a colaboração dos seminaristas João Pereira, do 1º ano de Teologia, e Diogo Martinho, do 3.º ano de Teologia, os três seminaristas menores, Ilídio e Igor, do 11º ano e do Rui, do 12º ano, tiveram oportunidade de visualizar vários testemunhos vocacionais, em pequenos vídeos; realizar um pedipaper (segundo o modelo escutista) na mata do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, sobre a vocação e a santidade; falar e interagir com os seminaristas maiores, rezar e refletir.

Tendo sempre presente o chamamento que Jesus faz a cada um de nós para as diferentes vocações, o pedipaper que uniu os dois livros da sabedoria de S. Francisco de Assis, a Sagrada Escritura e a Natureza, procurou levar os “pré-seminaristas maiores” a refletir sobre o sentido da vida, a necessidade de mulheres e homens santos, os atos que contribuíram para o bem da humanidade, empreendidos por tantos santos da Igreja, e o chamamento ao serviço e amor sacerdotal.

Tendo sempre presente Mt 9, 37: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”, fica aqui o desafio a todos os jovens: que se deixem tocar nos seus corações, por Jesus. Procurem sempre viver o melhor possível segundo o que Jesus nos ensina nos Santos Evangelhos! E se sentirem o desejo de O seguir mais de perto, porque não ser feliz numa vocação religiosa ou sacerdotal? Porque não visitar e conhecer o Seminário ou uma congregação religiosa para tentar descobrir se têm algo a ver com eles mesmos?

Aos párocos, às famílias, aos catequistas e aos professores de EMRC  é feito um pedido: coloquem às crianças estas questões: “Já pensaram seguir Jesus, sendo Padres ou religiosos(as)? Gostavam de conhecer uma congregação religiosa ou o Seminário?” Não se esqueçam nunca que as vocações religiosas nascem do seio das famílias, mas crescem com a ajuda dos catequistas e dos párocos… Deem o vosso contributo, lancem o desafio!

Ao Senhor peçamos sempre nas nossas orações que envie trabalhadores para a sua messe, que conduza por bons caminhos os seus seminaristas e dê à Sua Igreja muitas e santas vocações.

João Miguel Pereira, Seminarista do 1º ano de Teologia,

in Voz de Lamego, n.º 4313, ano 85/26, de 12 de maio de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: