Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Deus, Evangelho, , Jesus Cristo, Visitas Pastorais > D. ANTÓNIO COUTO em Visita Pastoral na PARÓQUIA DE LAZARIM

D. ANTÓNIO COUTO em Visita Pastoral na PARÓQUIA DE LAZARIM

Visita-Lazarim2

 

Palavra do Pároco

Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo, D. António José Rocha Couto

 

É com muita alegria que a comunidade paroquial de São Miguel de Lazarim o recebe, neste dia do Senhor, o Domingo, para louvarmos este Deus que nos ama.

O Pastor vem até nós para nos visitar, para nos conhecer, ensinar e fortalecer-nos com a força do Espírito como sucessor dos Apóstolos na missão de governar a Igreja que lhe foi confiada. Bem haja pela sua presença amiga, pela sua alegria contagiante, na simplicidade que nos transmite e ensina, a exemplo de Jesus Cristo o Bom Pastor.

Em terras do Sudeste do nosso arciprestado de Lamego, escondidos entre montes e vales, subindo até aos altos de Mazes e Perafita, saboreando a belíssima paisagem que regala a vista, descobrimos sempre a presença de Deus nas coisas criadas e nas pessoas que na nossa terra vivem. Por isso, como cristãos, sentimos a necessidade de termos o Pastor que nos orienta na caminhada para chegarmos ao abraço com o Pai que nos ama e a todos chama à salvação. Queremos que esta visita pastoral nos abra o coração, para sentirmos que a vida cristã não pode ser, em ter/estar tudo feito, mas, em sabermos que tudo tem de ser feito continuamente. O cristão não pode parar para sempre, a exemplo do homem da grande colheita!… não pode dizer que já tem tudo porque muitíssimo lhe falta.

Senhor D. António pedimos a Deus por si, que Ele como Pai lhe dê tudo para poder governar a nossa Diocese, para rezar por nós para sermos cristãos à imagem, à semelhança da primeira comunidade cristã: «Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações» (Act 2, 42).

A sua presença em terras de Lazarim é prova evidente de que o Pastor se interessa pelas suas ovelhas. Começou por visitar os mais debilitados, pesados pelos anos vividos, mergulhados no leito porque a doença os impede de caminhar nas ruas íngremes da nossa terra. Já não podem ir à celebração da Eucaristia à Igreja ou à capela, mas o Senhor Bispo levou-lhes a Eucaristia a casa e que eles tanto agradeceram.

Olhando as crianças vemos a alegria contagiante que elas transmitem ao ver o Senhor Bispo, é algo novo que algumas nunca viram. A sua imagem ficará gravada nas suas memorias para sempre.

Os nove adolescentes/jovens que frequentaram os dez anos de catequese, querem ser hoje crismados, confirmados por vossa Excelência Reverendíssima. Querem dizer a todos nós que assumem o compromisso de serem enviados, levando aos outros Jesus vivo, que Ele está para sempre vivo, que morreu mas ressuscitou. Que estes jovens sejam testemunhas de Jesus em todo o espaço onde se encontrarem, não tenham vergonha de se afirmarem como cristãos ajudando aqueles/aquelas que mais adormecidos/as andam na vida.

Senhor Bispo, que a sua presença no meio de nós, nesta comunidade paroquial de Lazarim, seja benéfica para todos, sem excepção, nos dê força e luz para sermos cristão mais conscientes do Batismo que recebemos.

Como nos diz a liturgia deste V Domingo da Páscoa, nomeadamente S. João, ser cristão é acreditar em Jesus e amar o próximo como Ele nos amou. Diz o Apóstolo: «não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade».

O Evangelho de hoje também nos diz como nós cristão devemos viver no meio do mundo. Através da metáfora da videira, dos ramos e dos frutos, Jesus diz que o centro da vida do cristão deve ser Ele: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto» (Jo 15, 1-8). Saibamos permanecer sempre em Jesus.

Que Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, neste dia da Mãe, o abençoe sempre e a todas as mães.

Bem haja senhor Bispo.

Pe. Agostinho Ramalho, in Voz de Lamego, n.º 4312, ano 85/25, de 5 de maio de 2015

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: