OS/AS CONSAGRADOS/AS: GENTE DA PALAVRA DE DEUS
Encontro e Formação
No Sábado passado, dia 11 de Abril, os consagrados das várias Comunidades desta Diocese reuniram-se, na Casa de São José, em formação com o nosso Bispo D. António Couto. A formação radicou-se na Palavra de Deus, de onde transparece a identidade e missão dos consagrados no mundo.
O Senhor Bispo começou por dizer que os consagrados são gente da Palavra de Deus, dedicados à Palavra de Deus e não às coisas. “Quando nos agarramos às coisas, são elas que nos comandam e não Deus. (…) Nossa Senhora, na oração do Magnificat, nunca se refere ao que ela fez, mas ao que Deus fez – O Senhor fez em mim grandes coisas. A maior heresia do século XX é o ativismo (Pio XII), o fazer, fazer, fazer e não se deixa Deus fazer através de nós. Os santos nunca fazem nada: deixam Deus fazer. Nunca nos devemos antecipar a Deus. O consagrado é alguém que vive no modo passivo, no modo receptivo: deixa Deus fazer nele.”
Citando Bento XVI, o Senhor Bispo disse: “A vida consagrada resplandece em toda a história da Igreja pela sua capacidade de assumir explicitamente o dever do anúncio e da pregação da Palavra de Deus na missão ad gentes e nas situações mais difíceis, mostrando-se disponível também para as novas condições de evangelização, empreendendo com coragem e audácia novos percursos e novos desafios para o anúncio eficaz da Palavra de Deus.” (Exortação Apostólica Verbum Domini, nº 94).
De seguida, concluindo o encontro, a equipa diocesana da CIRP, em articulação com a Comissão Diocesana Vocações e Ministérios, prestou informações e esclarecimentos vários, em especial no que se refere à preparação das atividades da próxima Semana de Oração pelas Vocações e para a continuação da vivência do Ano da Vida Consagrada na Diocese e nas Paróquias.
Pela equipa da CIRP diocesana, Irmã Teresa Maria de Frias, Serva de Nossa Senhora de Fátima
in Voz de Lamego, n.º 4309, ano 85/22, de 14 de abril de 2015